Conteúdos Apdata

Ponto Eletrônico Online: Guia Completo

Gestão de RH | 13 de julho de 2021

O controle de ponto é uma das mais tradicionais atribuições do RH, e esse processo por muitos anos foi feito anotando horários de entrada e saída no Livro de Ponto e, depois, “batendo” o cartão de ponto. Mas atualmente tudo é diferente – sai o cartão de ponto e entra o ponto eletrônico. Tudo para garantir a segurança das informações que, agora, são compartilhadas digitalmente, entrando automaticamente no sistema de folha de pagamento. 

 

O Livro de Ponto foi substituído por métodos mais ágeis, mais eficazes e que entregam uma maior segurança sobre a veracidade das informações capturadas. 

 

O que a legislação brasileira diz?


Todas as empresas com mais de 20 funcionários são obrigadas a manter um controle de ponto. De acordo com o artigo 74 da CLT, a marcação pode ser manual, mecânica ou eletrônica. No caso do ponto online, a portaria 373 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, em seu artigo 1º, permite que as empresas adotem sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho, se isso estiver acordado por Convenção ou Acordo Coletivo com os trabalhadores. 

 

Tais sistemas devem estar disponíveis no local de trabalho e precisam apresentar a identificação do empregador e do empregado, além de permitir a impressão do registro ou extração das informações pelo trabalhador. Além disso, não podem restringir a marcação do ponto ou permitir sua marcação automática, nem exigir autorização prévia para marcação de horas extras ou permitir a alteração ou eliminação dos dados registrados. 

 

Benefícios do controle de ponto eletrônico


Realizar com precisão o controle de ponto dos colaboradores, monitorando a entrada e saída, as horas trabalhadas e intervalos de descanso, é fundamental para o processamento correto da folha de pagamento e para garantir que a empresa trabalhe em conformidade com as leis trabalhistas, reduzindo riscos de processos. 

 

Além disso, monitorar as horas de trabalho ajuda a controlar custos gerados por excesso de horas extras, folgas, faltas ou licenças. Isso também garante um gerenciamento mais inteligente de toda a força de trabalho, detectando rapidamente colaboradores com muitas faltas ou ausências não justificadas, pois podem estar insatisfeitos, com algum problema, ou simplesmente agindo de má fé. 

 

O controle de ponto online também permite monitorar a produtividade do funcionário, essencial em tempos de crescimento do trabalho remoto, para garantir que ele esteja cumprindo a sua jornada de trabalho corretamente. Ao facilitar o registro de ponto para os trabalhadores à distância, isso oferece um controle maior sobre a jornada de trabalho remota, garantindo a fidedignidade dessas informações. 

 

O ponto eletrônico online também contribui para aumentar a produtividade da equipe de RH. Como os processos relacionados ao controle de ponto são automatizados, os profissionais do setor podem se dedicar a outras tarefas e estratégias que agreguem maior valor aos negócios. Essa robotização também permite reduzir custos causados por erros de cálculos e até relacionados a processos trabalhistas, além de reduzir o tempo gasto na digitação dos dados. 

 

Mas, talvez, o maior benefício seja a capacidade de melhorar a gestão da força de trabalho, aumentando a transparência, evitando erros e melhorando a comunicação com os colaboradores 

 

Como funciona


O funcionamento do ponto eletrônico online é simples. Basta o funcionário usar algum dos métodos disponíveis (aplicativo, crachá, biometria) e registrar sua entrada, saída para intervalos e quando acabar sua jornada. Essas informações ficam registradas no sistema de ponto eletrônico e podem ser automaticamente enviadas para o sistema de gestão da força de trabalho. 

 

Todos os processos de controle de ponto são automatizados, permitindo que seja feito em tempo real, reduzindo erros que possam impactar na gestão de pessoal e folha de pagamento. 

 

Além disso, uma solução de ponto eletrônica online permite que o colaborador tenha acesso facilitado às informações sobre sua jornada de trabalho, horas extras, férias e controle de faltas. 

 

Um sistema de ponto eletrônico online substitui com eficiência processos tradicionais manuais e mecânicos por uma solução que combina e otimiza os recursos digitais no RH.  

 

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)


Qualquer que seja o sistema utilizado para controle de ponto eletrônico online, ou o método para capturar o ponto dos funcionários, é imprescindível que esteja preparado para atender às normas da LGPD, de forma a garantir que as informações pessoais dos funcionários sejam devidamente tratadas com segurança e tenham sua privacidade garantida. 

 

A Apdata proporciona os meios para que sua empresa alcance a excelência na automação de processos, proporcionando os melhores resultados na execução das rotinas do setor de RHEntre em contato e saiba como podemos ajudar.