Conteúdos Apdata

Guia Completo da Gestão da força de trabalho

Gestão de RH | 13 de julho de 2021

Basicamente, o gerenciamento da força de trabalho, ou workforce management, busca aumentar a eficiência dos funcionários de uma empresa por meio de um conjunto de processos que inclui previsão, programação, orçamento, recrutamento de pessoal, gerenciamento de serviços e recursos, treinamento e gestão de desempenho.  

 

Já uma plataforma de gerenciamento da força de trabalho integra esses processos e contribui para monitorar os objetivos traçados na estratégia de pessoal criada pela empresa, além de facilitar a análise de dados para que a previsão, programação e otimização da força de trabalho sejam realizadas corretamente. Também permite que diversos recursos sejam gerenciados para aumentar a produtividade – requisitos de pessoal, disponibilidade, habilidades, regras de conformidade, etc.  

 

Quais os benefícios?


implementação de uma solução de gerenciamento da força de trabalho é uma das que pode entregar o maior ROI entre as soluções voltadas para a gestão de capital humano. E também pode ser considerado um agente de transformação e diferenciação para as empresas, conquistando uma importância cada vez maior nas tomada de decisões estratégicas relacionadas aos negócios. 

 

Seu principal benefício é contribuir para aumentar a produtividade dos funcionários. Ao simplificar as tarefas, a solução contribui para reduzir o uso de papel e a burocracia, permitindo que o funcionário tenha mais tempo para lidar com outras tarefas mais estratégicas, transformando o negócio, tornando-o mais eficiente e lucrativo. 

 

Outro grande benefício é a possibilidade de reduzir custos devido à maior previsibilidade da operação. Como permite dimensionar a equipe de forma a atender às necessidades da empresaevita que recursos sejam recrutados sem haver necessidade. 

 

Além disso, a solução também oferece diversas métricas de desempenho que permitem aos gestores analisarem funcionários com habilidades diferentes, que precisam ser avaliados por objetivos e critérios diferentes. Essas informações também ajudam a entender o que leva um funcionário ter um desempenho melhor que seus colegas e, com isso, direcionar o treinamento para atender as necessidades do funcionário e da equipe. 

 

O sistema também contribui para que as empresas se adaptem rapidamente a qualquer mudança relacionada às leis trabalhistas e outras normas de conformidadereduzindo erros na gestão de informações sobre controle de ponto, férias e licenças. 

 

Outra importante vantagem é melhorar a qualidade de vida dos funcionários com a possibilidade deles administrarem melhor seus horários, trocar plantões, solicitar férias, folgas e justificar faltas e licenças diretamente na solução. Esses benefícios melhoram os índices de retenção de talentos e ajudam os funcionários a encontrarem um melhor equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. 

 

Melhores práticas


Assim como outras facetas do dia a dia dos negócios, o gerenciamento da força de trabalho também foi impactado pelos eventos de 2020. A forma de se comunicar com funcionários, horários, modalidades de trabalho, treinamento e processamento de dados precisaram se adaptar a uma nova realidade para que os negócios não fossem prejudicados. Para isso, algumas práticas precisaram ser atualizadas. 

 

Segurança em primeiro lugar


O gerenciamento da força de trabalho sempre prezou pela segurança e saúde dos funcionários, mas, hoje, isso passou a ser foco dentro das empresas, principalmente em setores que o nível de stress é alto, tornando imperativo que as empresas busquem abordagens que reduzam possíveis atritos que possam desmotivar as equipes e derrubar os índices de produtividadeO uso do recurso de agendamento também permite criar uma maior flexibilidade no horário de trabalho, evitando, assim, aglomerações desnecessárias. 

 

Uma nova abordagem na comunicação


Novas formas de comunicação, como reuniões por plataformas de comunicação, e outras ferramentas para comunicação remota, entraram no foco de um grande número de empesas. Mas elas não são a única forma de manter a equipe integrada. Uma solução de comunicação integrada à plataforma de gerenciamento da força de trabalho permite o envio de notificações para todos os funcionários, para determinadas equipes ou diretamente para um funcionário, seja ele remoto ou não. 

 

Mobilidade


Aplicativos móveis são o futuro dos negócios e estão intimamente conectados à possibilidade dos funcionários trabalharem à distância. Além disso, a tecnologia permite que o gerenciamento da força de trabalho também seja realizado por meio de dispositivos móveis, permitindo que os recursos sejam acessados em qualquer dispositivo, de qualquer lugar. 

 

Uma única plataforma


Centralizar recursos em uma única plataforma é uma forma eficiente de unificar e facilitar a gestão, além de melhorar a produtividade. Usar um único painel entrega aos gestores maior controle sobre suas funções e contribui para melhorar a colaboração entre diferentes equipes e departamentos, aumentando a transparência e possibilitando que correções sejam realizadas mais rapidamente. 

 

O futuro


Boas soluções de gerenciamento da força de trabalho são as que melhor aproveitam as novas tecnologias para buscar um equilíbrio entre as necessidades da empresa e dos funcionários. A automação de processos, como programação e previsão de demanda, tiram o fator humano da equação, reduzindo erros e encontrando formas de aproveitar melhor as habilidades de cada funcionário. 

 

Como colocar o funcionário correto, na função certa e na hora que a empresa realmente precisa? Esse é o desafio da gestão da força de trabalho, que também precisa se preocupar com a segurança e bem-estar da equipe. Uma solução de gerenciamento da força de trabalho permite que esse desafio seja mais facilmente superado, desde a seleção, passando pelo treinamento até que o ciclo de vida do funcionário chegue ao seu fim. E a Apdata está ao seu lado para que essa jornada seja a mais tranquila possível. Fale com um dos nossos especialistas e saiba como podemos ajudar o seu negócio.