Conteúdos Apdata

Como ampliar o ROI migrando tudo para um RH estratégico

Gestão de RH | 26 de maio de 2020

Para uma boa tomada de decisão, é fundamental que os gestores estejam respaldados por uma grande quantidade de dados. Além de possuí-los em mãos, é fundamental que saibam também analisá-los e gerenciá-los.

 

Ou seja, o sucesso das organizações depende das informações que se tem disponíveis e de saber usá-las. Assim, isso também é válido para que o departamento de Recursos Humanos conquiste um lugar de destaque na cadeia de tomada de decisões dentro da empresa. E a melhor forma de acumular e utilizar esses dados é por meio da migração para as soluções em nuvem.

 

Assim, quando essas tecnologias são devidamente utilizadas elas geram um ROI (retorno sobre investimento, do inglês) positivo para o negócio. Por meio do uso de soluções de RH em nuvem é possível criar estratégias mais robustas e de qualidade para contratação e gerenciamento de talentos, sempre baseadas em análise de fatos.

 

Dessa forma, a tecnologia tem ajudado as organizações a identificar candidatos que representam maior risco, bem como indicar problemas de engajamento e monitorar e comparar os mecanismos de remuneração e compensação aos de outras empresas.

 

Ou seja, toda a informação adquirida e armazenada em nuvem permite ao RH avaliar os custos que estão sendo direcionados para determinadas ações e rastrear oportunidades de gerar economia para a empresa.

 

Assim, o departamento pode realizar uma análise detalhada entre o que está sendo investido internamente e quais retornos estão sendo obtidos. Por meio dessas estratégias, o Recursos Humanos tem se tornado cada vez mais significativo para a empresa e adquirido maior participação nos processos de tomada de decisão.

 

Porém, por mais empolgante que seja a mudança do armazenamento de dados para as soluções em nuvem, é importante que esse processo seja feito de forma organizada e, preferencialmente, apoiado a uma cultura de inovação. Assim, para ampliar o ROI obtido por essa migração, o departamento, bem como todas as lideranças da organização, deve estar alinhado ao que isso significa.

 

Quando pensamos em redução de custos a longo prazo, a implementação da tecnologia em nuvem certamente auxilia nesse objetivo. A migração de dados vai permitir a criação de processos padronizados que colaborarão para a redução de riscos e custos de manutenção. Como já dissemos, os dados que serão acumulados e analisados graças a essa tecnologia permitem que estratégias de maior rendimento e menor custos sejam traçadas.

 

De forma geral, o software voltado para o RH proporciona simplicidade, produtividade e automatização na gestão estratégica do capital humano. Além da solução baseada em nuvem permitir um agrupamento significativo de dados, ela também garante autonomia ao trabalhador.

 

Assim, quando a ferramenta é configurada para acesso pelo colaborador, uma série de processos pode ser feita de forma mais rápida e com menor custo, como solicitação de férias, extrato de banco de horas e outras.

 

Outra forma de implementar a tecnologia em nuvem de forma que o retorno sobre o investimento seja positivo, é utilizar softwares que eliminem o fluxo de papeis entre os departamentos. Assim, por meio de formulários, por exemplo, o fluxo de trabalho torna-se mais dinâmico e reduz as burocracias bem como o desperdício de tempo de muitos funcionários.

 

Portanto, para que o investimento realizado na migração de dados para a nuvem represente um retorno positivo, é fundamental que todos estejam engajados e preparados para essa mudança.

 

Assim, como em qualquer Transformação Digital, o RH deve preparar os times para a “virada de chave”. Isso significa que as lideranças precisam entender os benefícios que a solução baseada na nuvem vai trazer, inclusive os relacionados a ganhos financeiros.