PAÍS: world
IDIOMA:
PAÍS:
Home voltar para home

Gestão de RH - 16/04/2021

Como estabelecer objetivos de desempenho para times remotos e híbridos 

As barreiras que impediam a adoção do trabalho remoto foram removidas e, com o crescimento do número de funcionários migrando para essa modalidade, é preciso esclarecer para todos – equipes remotas, híbridas ou que ainda atuam no escritório – como o trabalho será avaliado e como a estratégia dos negócios será adaptada para essa nova realidade. 

 

A gestão de desempenho é ainda mais importante com a adoção de times remotos e híbridos, então, apesar das transformações, uma coisa não vai mudar: metas serão criadas e devem ser alcançadas. Monitorar o desempenho das equipes é essencial para manter funcionários motivados e produtivos, além de torná-los mais responsáveis.  

 

Pesquisa da Harvard Business Review divulgou que aqueles que trabalham fora do escritório se tornam menos motivados que seus colegas que continuaram em regime presencial, principalmente se a escolha de trabalhar em casa ou no escritório não foi tomada por ele. Isso cria dois desafios para as empresas: como gerenciar esse “novo normal” e como otimizar esses diferentes modelos de trabalho que, se desenhados da maneira correta, permitem às empresas buscar os melhores talentos, inovar e continuar alcançando os objetivos de negócios. 

 

Desafios


A adoção do trabalho remoto e híbrido não é uma transformação temporária, mas uma opção que se mostrou viável para todas as empresas. Entretanto, gerenciar essas equipes implica em ter líderes mais objetivos e que entendam que práticas tradicionais de gestão que funcionam bem no escritório, podem não ter o mesmo resultado fora dele, tornando esse regime de trabalho ainda mais desafiador. 

 

Motivação


Se no escritório é fácil saber quais funcionários estão focados no trabalho, no home office isso é muito mais complexo. Entender como o time está lidando com o dia a dia e com a motivação é uma tarefa mais difícil. Assim, para evitar possíveis problemas é preciso criar formas de apoiar o trabalho da equipe, mostrar que estão sendo valorizados, ajudar e incentivar cada funcionário aprimorar suas habilidades profissionais e torná-los mais autônomos e responsáveis 

 

Comunicação


O trabalho híbrido ou remoto envolve criar rotinas claras para a comunicação, com reuniões diárias e um roteiro definido para que cada um possa relatar o andamento de seu trabalho. Assim, todos ficam sabendo o que a equipe está fazendo, como está fazendo e quais suas dificuldades, como lidam com suas metas e responsabilidades. 

 

Metas e desempenho


Mas é possível que os maiores desafios envolvam gerenciar o desempenho da equipe e como eles estão lidando com suas metas. Se no escritório é fácil identificar funcionários que fazem “corpo mole” enquanto outros estão sobrecarregados, isso, obviamente, não é tão simples de ser percebido ou mensurado no trabalho remoto.  

 

E a única solução para evitar esse problema é manter uma boa comunicação, entender como cada membro da equipe está lidando com a situação e usar as respostas para conseguir analisar seu desempenho. Para os trabalhadores remotos, é essencial deixar claro o que precisa ser feito e quais metas devem ser alcançadas. Além disso, buscar o feedback sobre as condições de trabalho dos funcionários permite tomar decisões baseadas nas expectativas do time. 

 

Dessa forma, é fundamental permitir que os integrantes da equipe se envolvam no processo que vai definir suas responsabilidades. Funcionários envolvidos nesse processo são mais dedicados que os que apenas tiveram metas atribuídas.  

 

No trabalho remoto, cada funcionário precisa estar mais focado em suas tarefas e metas, mas também é importante criar propósitos interdependentes para garantir que todos se sintam conectados com o resto da equipe, e que esses objetivos sejam visíveis por todos. Essa transparência é essencial para aumentar a confiança do time. 

 

Metas facilitam a avaliação de desempenho


E, claro, metas só são úteis se forem monitoradas e seu progresso analisado e compartilhado com toda a equipe. Esse feedback pode ser mais complexo no trabalho à distância, mas contribui para que problemas sejam rapidamente detectados e, caso necessário, o plano seja revisto. 

 

Assim, é importante obter o controle de todo o processo de avaliação com ferramentas automatizadas, como o software de Gestão de Competências, da Apdata, que permite controlar competências genéricas, específicas ou gerenciais, construção de questionários, simulação de compatibilidade para cargos futuros, tabulação de resultados, entre outros recursos. 

 

Se no escritório pode parecer mais fácil reconhecer quem está se dedicando ou não, no trabalho remoto ter metas bem delineadas fornece o parâmetro ideal para comparar o desempenho entre os membros da equipe, por isso ter todo esse histórico registrado é essencial para tomar decisões assertivas, seja qual for o modelo de trabalho adotado.  

 

VOLTAR