Conteúdos Apdata

Ainda tem dúvidas sobre o Controle Inteligente de Ponto? Veja os benefícios 

Gestão de RH | 16 de abril de 2021

 

Pessoas são o bem mais valioso de uma empresa, mas também um dos mais complexos para gerenciar. Cada funcionário chega à empresa com uma bagagem, com um conjunto diferente de habilidades, necessidades e expectativas, mas precisam trabalhar em consonância para o sucesso dos negócios. 

 

Assim, o papel do RH é analisar as necessidades de cada setor e avaliar quais os melhores talentos para que as metas de negócios sejam atingidas, além de encontrar as pessoas certas para o trabalho ou capacitá-las para que alcancem o melhor desempenho. Entretanto, além dessas importantes funções, o RH também realiza outros trabalhos que, em uma análise superficial, podem parecer menos estratégicos, ainda que sejam extremamente importantes para a empresa, como o controle de ponto. 

 

Essencial para os negócios, monitorar com precisão a entrada e saída dos funcionários, as horas trabalhadas e intervalos para descanso ajudam a realizar o processamento da folha de pagamento com confiança, a manter a conformidade exigida pelas leis trabalhistas e controlar os custos com horas extras, folgas ou licenças. São esses dados que permitem que a empresa saiba o quanto o funcionário trabalhou para, assim, poderem realizar seu pagamento.  

 

De acordo com o artigo 74 da CLT, todas as empresas com mais de 20 funcionários precisam controlar o ponto de suas equipes. Essa marcação pode ser manual, mecânica ou eletrônica, que inclui o ponto online. No caso do ponto online, ou alternativo, as empresas precisam estar atentas à portaria 373 da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. 

 

 

O que diz a portaria?

 


A portaria, em seu artigo 1º, permite que os empregadores possam adotar sistemas alternativos de controle da jornada de trabalho, desde que autorizados por Convenção ou Acordo com os trabalhadores. Esses sistemas devem estar disponíveis no local de trabalho, permitir a identificação do empregador e empregado e possibilitar a impressão do registro de ponto ou extração dos dados para que o trabalhador possa ter seu controle. 

 

Além disso, não podem trazer restrições à marcação do ponto, permitir marcação automática, exigir alguma autorização prévia para que o funcionário possa realizar a marcação de horas extras ou permitir a alteração ou eliminação dos dados registrados pelo funcionário. 

 

 

Como funciona?

 


O controle inteligente de ponto é a maneira mais fácil e ágil de controlar a jornada de trabalho dos funcionários. É uma solução baseada na nuvem que permite acesso via vários dispositivos, inclusive pode estar integrada ao relógio de ponto eletrônico, para que as informações sejam capturadas. 

 

Assim que o funcionário dá entrada no registro, a informação é coletada pela solução em tempo real e armazena esses dados para que possam ser acessados a qualquer momento, tanto pelo funcionário quanto pelo RH. 

 

 

Vantagens 

 

Além de facilitar o controle por parte do RH e também pelos próprios funcionários, o controle inteligente de ponto traz outras vantagens. 

 

Reduz custos


Lidar com um sistema ineficiente, seja eletrônico, manual ou mecânico, que pode causar erros e que ainda está sujeito a fraudes – como a marcação de horas indevidas – pode trazer prejuízos para a empresa e para os funcionários. O foco do controel inteligente de ponto é exatamente evitar esses problemas, pois facilita a gestão de ponto, contabiliza corretamente as horas trabalhadas, evita fraudes e ainda permite otimizar os processos de controle de ponto. 

 

Ponto no trabalho remoto


Como pode ser acessado por meio de diversos dispositivos, o controle online é perfeito para o trabalho remoto, pois permite o controle de ponto de maneira descentralizada. Para evitar possíveis fraudes, apenas dispositivos cadastrados e autorizados podem realizar o ponto. 

 

Registros em tempo real


Para o gestor de um departamento, o controle inteligente de ponto permite monitorar o horário de trabalho de sua equipe em tempo real. Para equipes remotas, isso é essencial para garantir que o funcionário realmente iniciou sua jornada no horário correto.  

 

Processos trabalhistas


Da mesma forma que evita que o funcionário registre o ponto fora do horário correto, evitando fraudespara a empresa, o acesso facilitado e seguro às informações de registro de ponto permite reduzir o número de processos trabalhistas que envolvem a jornada de trabalho dos funcionários e são normalmente causadas por erros de cálculo de horas trabalhadas. 

 

Automatização e otimização de processos


Automatizar processos já faz parte da estratégia de negócios de qualquer empresa moderna. O uso do ponto online permite otimizar o processo de registro de horas trabalhadas e também tornam mais eficientes os processos para cálculo da folha de pagamentos, pois permite o cálculo automático de horas, registro de atestados, férias, licenças e controle de banco de horas. 

 

Com o surgimento de novas modalidades de trabalho, como o trabalho eventual ou até mesmo a consolidação de outras modalidades, como o trabalho remoto, contar com um sistema de ponto que garanta a fidelidade e segurança dos dados de registro de ponto é essencial para tornar o RH mais eficiente e melhorar a experiência do funcionário, mas não só. 

 

Além das facilidades e comodidade já relatadas, o controle inteligente de ponto favorece outra tarefa crítica nos departamentos de RH, o Controle de Frequência, que traz informações relevantes sobre faltas, atrasos, interjornadas, compensações, entre outras. 

 

Por meio de um relatório detalhado e automatizado dos registros de ponto, é possível obter um panorama completo da frequência e comportamento de cada colaborador, facilitando a definição de escalas de folga, banco de horas e afastamentos, além de projeções futuras de pagamento. 

 

Saiba mais sobre o Ponto Mobile da Apdata em: Automação do Ponto Eletrônico com o App Mobile Apdata.