Conteúdos Apdata

Como unir transformação digital e engajamento de funcionários

Gestão de RH | 26 de setembro de 2022

Transformação digital e engajamento de funcionários são dois temas que podem ser trabalhados juntos para o fortalecimento da sua empresa, e nós vamos explicar o motivo. 

 

Alguns dos maiores desafios e armadilhas dos projetos de digitalização nas organizações são a falta de estratégia e de conhecimento sobre a digitalização, uma infraestrutura rígida e a questão da segurança dos dados. Um dos desafios mais comuns, contudo, tem menos a ver com tecnologia e mais relação com as pessoas. São as pessoas que conduzem as mudanças e são pessoas também que resolvem adotar tais mudanças. 

 

Como garantir, então, que as organizações coloquem pessoas em primeiro lugar e incluam o engajamento dos funcionários (ou employee engagement) na era digital? É isso que vamos debater neste artigo, para entender como conectar transformação digital e engajamento de funcionários. 

 

Funcionários e softwares  

 

A proposta primeira de um software é facilitar a vida (ou o trabalho) de quem o utiliza. Com o auxílio de um novo software, as pessoas conseguem trabalhar com mais agilidade e eficiência por meio da automação de determinadas atividades. Também podem tomar decisões otimizadas, a partir do acesso às informações certas, no momento certo. 

 

O problema é que algumas pessoas podem se sentir ameaçadas por novas tecnologias – motivadas, por exemplo, pelo medo de serem substituídas por elas. Em outros casos, as pessoas têm dificuldades para enxergar o valor agregado daquela solução e para entender o motivo pelo qual elas não podem apenas continuar trabalhando da mesma forma que sempre trabalharam. 

 

Outra questão é que, com tantos softwares e ferramentas digitais disponíveis, pode ficar difícil manter contato com os funcionários e efetivamente se comunicar com eles em vez de apenas lidar e confiar nos dados. Como, então, unir transformação digital e engajamento dos funcionários? 

 

Adotando a mudança para unir transformação digital e engajamento  

 

Quando preparamos um planejamento de digitalização, podemos gastar muito tempo e esforço olhando para os benefícios que a solução escolhida pode trazer para a empresa. As vantagens podem incluir um ROI mais rápido, melhor rastreabilidade e eficiência de produção. Mas e sobre as necessidades dos funcionários que vão utilizar essas soluções tecnológicas? Os benefícios que uma empresa pode colher com um software são diferentes dos benefícios colhidos pelo usuário dessa tecnologia. 

 

Escolher focar no usuário desde o início ajuda a reduzir a resistência do funcionário e contribui para uma adoção de mudanças mais tranquila. Vejamos alguns passos para unir transformação digital e engajamento nesses momentos: 

 

Identifique os usuários e as necessidades deles

 

As empresas precisam identificar primeiros quais serão os usuários-chave de uma nova tecnologia. A partir da definição das funções e responsabilidades dessas pessoas e do que elas precisariam obter da solução – de forma a trabalhar com mais eficiência -, fica mais fácil planejar a adoção dessa mudança e o engajamento do funcionário. 

 

Indique os benefícios aos usuários 

 

Como a solução adotada afeta a rotina dos funcionários que a utilizam. É essencial explicar para os funcionários que, com a nova tecnologia, eles estarão aptos a focar no trabalho que importa em vez de perder tempo com tarefas repetitivas. 

 

Estabeleça um plano de treinamento 

 

Criar um planejamento para a melhor forma de comunicar e treinar os funcionários para a utilização do novo software vai garantir resultados nessa estratégia de unir transformação digital e engajamento, permitindo o envolvimento deles em cada etapa do projeto. O mais importante, inclusive, é o treinamento. Os funcionários devem se sentir seguros para lidar com as ferramentas de forma correta. 

 

Melhorias contínuas 

 

Uma vez que os funcionários já utilizam o software conforme o planejado, também é essencial coletar feedback para melhorar a forma de trabalhar continuamente, a partir da experiência deles. Se os funcionários sentem que têm suas observações consideradas, fica mais fácil implementar transformação digital e engajamento ao mesmo tempo. 

 

A Apdata oferece um software voltado para a Gestão Completa do Capital Humano, o GA – Global Antares, que pode auxiliar também com a adoção de softwares relacionados à atividade fim da empresa.