PAÍS: world
IDIOMA:
PAÍS:
Home voltar para home

Gestão de RH - 18/06/2022

Como aprimorar a experiência digital do funcionário

Pensar na experiência digital do funcionário em um contexto de fortalecimento do trabalho híbrido é essencial para atender às demandas atuais. Empresas precisam se preocupar não apenas em sobreviver, mas em criar uma experiência digital positiva e sustentável aos colaboradores. Pensar no funcionário como menos importante que o clientes pode gerar problemas de retenção de talentos e recrutamento.

 

Como está a experiência digital dos seus funcionários que atuam no trabalho remoto ou híbrido? A sua empresa elaborou algum planejamento especial? A experiência do funcionário pode ser definida como a jornada que vai desde a inscrição dele até o momento da demissão.

 

Funcionários virtuais podem representar um desafio para profissionais de RH, principalmente quando essas equipes também lidam com funcionários presenciais. É necessário garantir que a experiência digital do funcionário esteja recebendo a atenção e orientação necessárias. Criar uma estratégia especificamente voltada para a experiência digital do funcionário facilita bastante, porque oferece uma estrutura para ser seguida. Algumas tarefas do processo ainda podem ser automatizadas, por meio de diversas ferramentas.

 

Formas de melhorar a experiência digital do funcionário

 

Preparamos uma lista com algumas formas de melhorar a experiência digital do funcionário. Analise as que melhor se encaixam no cotidiano de trabalho de sua empresa e conforme as ferramentas disponíveis.

 

Garanta que tenham tudo que precisam

 

Acompanhar as necessidades dos funcionários presenciais é mais simples do que perceber se o seu funcionário remoto está precisando de um novo mouse, por exemplo. Estabelecer um canal de comunicação frequente, com a utilização de formulários, por exemplo, para a solicitação de itens como equipamentos de escritório, pode ajudar.

 

Oriente os funcionários para o uso das ferramentas

 

Temos hoje uma infinidade de ferramentas disponíveis para facilitar o engajamento e contato entre funcionários. É essencial, contudo, que eles recebam o treinamento adequado para a utilização delas. Ter um ambiente virtual com vídeos tutoriais e de melhores práticas impede que funcionários remotos utilizem os recursos de forma incorreta por pura falta de orientação.

 

Foco no bem-estar

 

Estimular práticas de bem-estar entre os funcionários remotos ou híbridos, além de auxiliar na experiência digital do funcionário, demonstra que a empresa se importa, além de contribuir para a produtividade e o engajamento. É possível, por exemplo, realizar programas de meditação ou aconselhamento virtual sob demanda.

 

Reuniões constantes

 

A realização de reuniões semanais ajuda a manter equipes remotas em sintonia com o trabalho realizado pela equipe ou por outras equipes. O importante é respeitar o tempo e garantir que elas tratem do que precisa ser tratado, de forma produtiva.

 

Crie limites claros para o tempo de trabalho

 

Pode ser difícil se desligar do trabalho em casos de home office. Com o aumento de reuniões, também pode ficar mais complicado utilizar o tempo do expediente de forma produtiva. Estabelecer limites para a realização de horas extras e ter um canal aberto para que funcionários relatem a dificuldade de cumprir tarefas devido a muitas reuniões, por exemplo, é essencial.

 

Bolsas de desenvolvimento pessoal/profissional

 

O desenvolvimento profissional é essencial para trabalhadores remotos. Possibilitar o acesso a um fundo de desenvolvimento pode auxiliar o acesso dos funcionários a livros, cursos on-line, conferências e associações. Incentivar o crescimento dos funcionários ajuda a criar um ambiente elevado e a acompanhar as tendências atuais.

 

Lacunas entre funcionários presenciais e remotos

 

Procure garantir que os funcionários remotos se sintam tão apreciados quanto aqueles que se encontram presencialmente. O esforço para contatos frequentes com os remotos, com videochamadas, por exemplo, reforça esse relacionamento.

 

Foco na construção de confiança

 

A confiança é a base de muitos relacionamentos e a falta de confiança pode ser amplificada com o trabalho remoto. Permita que seus funcionários trabalhem de uma forma que faça sentido para eles. Eles podem não precisar trabalhar no horário tradicional e ainda assim fazer o trabalho e comparecer às reuniões. O trabalho de qualidade pode ser conquistado de formas diferentes.

 

Investindo em consultoria e ferramentas

 

Em comum entre todos esses pontos está a estratégia e o planejamento. Investir em ferramentas avançadas de RH e em consultorias pode ajudar a sua empresa a construir uma experiência digital do funcionário de excelência. A Apdata tem o que a sua empresa precisa. Entre em contato.

VOLTAR