Conteúdos Apdata

Quatro soluções de automação que vão te ajudar a melhorar os resultados

Tecnologia e Inovação | 06 de janeiro de 2022

De acordo com um estudo da Deloitte, 56% dos líderes de RH estão revisando seus processos para poderem aproveitar melhor as diversas ferramentas digitais à disposição de Recursos Humanos.  

Do recrutamento, integração, pagamentos, benefícios até o desligamento do funcionário, diversos processos podem ser automatizados para tornar o fluxo de trabalho mais ágil, reduzir a possibilidade de erros e custos, e tornar os profissionais do setor mais produtivos e engajados. Pesquisa Hays, empresa de recrutamento britânica, mostra que a automação de tarefas reduz em até 49% o tempo gasto com processos administrativos no RH, permitindo aos funcionários que usem esse tempo “extra” de forma mais estratégica. 

Entretanto, com a grande quantidade de fornecedores de soluções de automação no mercado, pode ser um tanto complexo definir qual realmente atende às necessidades da empresa. Então, antes de escolher, é preciso analisar quais processos podem ser automatizados e buscar a solução que melhor atenda aos requisitos necessários. 

 

Recrutamento e seleção


Diferentes tarefas de recrutamento e seleção podem ser automatizadas e, assim, reduzir o tempo gasto para encontrar o candidato ideal e os custos com essa seleção, de forma a permitir aos profissionais de RH acesso às informações necessárias para a tomada de decisões relacionadas à escolha do candidato. 

A automação de processos de recrutamento e seleção permite que as tarefas sejam otimizadas, com o envio de notificações automáticas aos candidatos em todas as etapas da seleção e com o aproveitamento das informações já cadastradas pelo candidato durante este processo ou em outros processos seletivos. Com estatísticas de custos e relatórios criados automaticamente, permitindo ao profissional do setor focar em processos mais estratégicos. 

 

Registro de ponto


Para empresas de diversas áreas, gerenciar a frequência dos funcionários pode ser um desafio que exige a escolha de uma solução eficiente para automatizar esse processo.  O foco é simplificar e automatizar o controle de ponto dos funcionários e oferecer informações que sejam facilmente visualizadas com a geração de relatórios  que ficam disponíveis para os gestores e colaboradores. 

A solução deve apurar as horas de trabalho, faltas, atrasos, saídas, horas extras, compensações, entre outras ocorrências e realizar a projeção e controle de escalas e folgas, ao mesmo tempo em que acompanha afastamentos, controla tolerâncias e saldos de banco de horas, entregando ao funcionário maior autonomia para registrar e controlar sua jornada de trabalho. Outras funcionalidades são marcar o ponto via mobile por geolocalização e reconhecimento facial, o que facilita esse processo.

 

Administração de pessoal


Automatizar processos de gestão de trabalho, como folha de pagamento, benefícios e outras tarefas ajuda ao departamento reduzir o tempo gasto com esses processos e o esforço dispendido pela equipe. No momento que novos contratados ingressam, o processo automatizado permite que sejam facilmente integrados ao sistema de folha de pagamento, por exemplo. Da mesma forma, permite o gerenciamento simples e eficiente de transferências, promoções, atividades relacionadas à remuneração estratégica, treinamento, gestão por competências e objetivos, que podem trabalhar de forma integrada, como o GA- Global Antares possuem 19 módulos que trabalham de maneira integrada toda a gestão do capital humano.

 

Workforce Management


Automatizar a gestão da força de trabalho facilita o dimensionamento de uma operação, permitindo um controle mais assertivo das competências e habilidades, de forma a atender com eficiência as necessidades do negócio.  

Algoritmos, por exemplo, consideram as diversas variáveis do negócio, como sazonalidade, demanda, perfil dos funcionários, entre outras informações, para alocar os profissionais de maneira mais inteligente, respeitando suas habilidades e métricas de desenvolvimento, e, também, trabalhando de forma integrada à solução de gestão de capital humano. 

Por meio da solução GA – Global Antares, sua empresa tem acesso a 19 módulos integrados e ferramentas exclusivas de desempenho corporativo, abrangendo as necessidades que o seu RH pode ter. Fale com a gente e conheça a solução.