Conteúdos Apdata

Um novo modelo de RH

Tecnologia e Inovação | 06 de janeiro de 2022

Com os desafios impostos às empresas pela crise, abre-se a questão de como as empresas vão continuar no cenário pós pandemia. A arremetida crise sem precedentes obrigou às empresas a buscarem rapidamente uma maneira eficiente de transferir boa parte dos funcionários para trabalhar em casa, oferecendo todo o suporte necessário sem que afetasse o desempenho da equipe.  

 

Sendo assim, em um espaço de tempo extremamente curto, o RH teve de enfrentar um cenário totalmente diferente daquele que estava acostumado.  

 

Com a possibilidade de as empresas voltarem ao trabalho presencial, a questão que vem sendo abordada é de como o trabalho deve ser adotado. Para isso, o RH vem evoluindo rapidamente para se encaixar em um novo modelo operacional, transformando seu trabalho de uma forma mais digital possível. 

 

Toda essa mudança deixa claro a necessidade de investir na transformação digital para garantir a continuidade dos negócios, e para lidar com as mudanças no comportamento do cliente, dos fornecedores e dos próprios funcionários. 

 

Como desenvolver resiliência nos negócios com automação do fluxo de trabalho


Frequentemente, o termo resiliência vem sendo muito utilizado na capacidade que o indivíduo tem de enfrentar desafios e adaptar-se às mudanças. Mas você sabia que esse termo é muito utilizado no RH de uma empresa? Isso porque esse setor vem enfrentando diversos desafios e precisou adaptar-se rapidamente nos últimos tempos. Sendo assim, o RH precisou desenvolver novas formas de comunicação e protocolos de trabalho e treinamento. Além de fornecer aos funcionários o suporte necessário para que consigam lidar com as pressões causadas por incertezas e expectativas sobre quando o mundo voltaria ao chamado “normal”. 

 

Uma das mudanças necessárias foi investir em soluções de armazenamento na nuvem, permitindo que os usuários e empresas armazenem, mantenham e acessem dados dos servidores de alta disponibilidade na internet. Isso permite que os funcionários da empresa tenham acesso às ferramentas necessárias para executar o trabalho remoto com a mesma facilidade do trabalho presencial. 

 

Isso facilitou muito o processo dentro do RH, nas não foi suficiente. Entendendo isso, o setor notou que precisavam ainda atualizar seus processos, tornando-os mais eficientes e ágeis. Isso significa que foi necessário automatizar o fluxo de trabalho para conseguir acompanhar o ritmo das mudanças. 

 

O RH resiliente 

As crises impactam diretamente na forma com que as empresas trabalham. Ser eficiente deixou de ser um quesito essencial. Hoje, as empresas precisam que seus funcionários sejam rápidos, ágeis e muito adaptáveis. 

 

Para que isso flua de uma maneira eficaz, é fundamental mapear todos os processos e os fluxos de trabalho para encontrar lacunas e ineficiências que precisam ser sanadas antes de implementar um projeto de digitalização que automatize essas tarefas. O novo modelo operacional do RH precisa tornar o setor mais inteligente, e isso depende da qualidade das informações capturadas, para que as análises sejam entregues mais precisas e confiáveis. Com isso, o RH pode identificar tendências como, o aumento da rotatividade de funcionários, e consiga agir antecipadamente para evitar problemas. 

 

Por que automatizar o workflow torna o RH mais resiliente?


O workflow é um conjunto de definições e execuções utilizadas para eliminar o fluxo de papel entre os departamentos. No lugar de inserir manualmente informações pessoais dos funcionários, dados para a folha de pagamento, benefícios e outras informações, a ferramenta faz isso sozinha. Além de permitir que qualquer solicitação e aprovação sejam feitos de forma automática, diretamente por meio do sistema. 

 

Como todo o processo é feito digitalmente, o número de erros é reduzido, melhorando a qualidade das informações usadas para tomar decisões mais precisas e fundamentadas. E esse é um dos maiores benefícios do Workflow Apdata. Que é disponibilizar informações precisas rapidamente, contribuindo para tornar o RH mais resiliente. 

 

O Workflow Apdata permite ainda a criação eletrônica do fluxo de trabalho, de acordo com as necessidades de cada empresa e rotina. Todos os processos são documentados e monitorados para garantir que cada fluxo seja executado da forma que foi planejado, permitindo que dois ou mais processos sejam executados ao mesmo tempo. 

 

A automação permite que os profissionais de RH tenham mais tempo para se dedicar a estratégias que transformem a força de trabalho, conquistando um papel muito mais ativo nos negócios e com a força necessária para dar suporte à equipe nos momentos corretos e auxiliar na adaptação a uma nova realidade de trabalho. 

 

Saiba mais sobre o Workflow Apdata e como nós podemos te ajudar a transformar seu RH. Fale com um dos nossos especialistas.