Conteúdos Apdata

Trabalho remoto será o “Novo Normal” pós-coronavírus

Tecnologia e Inovação | 31 de julho de 2020

Com o agravamento da crise do novo coronavírus em março de 2020 e a consequente implantação do trabalho remoto, muitas coisas mudaram na relação das empresas com seus colaboradores e na rotina de trabalho de milhões de pessoas.

 

Pesquisas realizadas nesse período e entrevistas com executivos de diversos segmentos mostram que a produtividade continua alta, mesmo havendo equipes inteiras trabalhando a partir de suas casas.

 

Nesse cenário, muitos gestores estão se mostrando mais abertos a flexibilizar a política de home office no período pós-coronavírus. Porém, cada organização e setor deve encontrar seu próprio modelo e, para isso, as empresas estão aproveitando a quarentena para alinhar as maiores preocupações das lideranças.

 

Elas surgem de diversas áreas das organizações: Recursos Humanos, jurídico, comunicação, etc., que juntas, pretendem redefinir as políticas internas de trabalho remoto e contratar soluções tecnológicas que auxiliem nessa mudança e nova configuração.

 

Para que a transição seja tranquila tanto para a empresa quanto para os colaboradores (de todos os níveis), a Apdata disponibiliza ao mercado o software Global Antares com 19 módulos integráveis, que podem ser combinados da forma que fizer mais sentido para cada tipo de negócio. Saiba mais sobre ela clicando aqui.

 

Principais desafios do trabalho remoto no “Novo Normal”

 

A implantação do trabalho remoto vem sempre acompanhada de uma mudança cultural e na forma como os colaboradores notam as relações entre as equipes e também com seus líderes diretos e indiretos.

 

Essas características demandam do Recursos Humanos uma atenção extra na transição, pois é preciso oferecer mais do que soluções tecnológicas que facilitem a rotina de trabalho: se necessita também de suporte emocional.

 

É comum que os funcionários que não têm costume de trabalhar remotamente encontrem algumas dificuldades nesse modelo, principalmente com relação ao horário dedicado às tarefas corporativas. Esse controle pode ser feito, por exemplo, com a ajuda de ferramentas digitais, como o módulo “Controle de frequência” do Global Antares.

 

Note que, para não gerar pressão desnecessária sobre as equipes, o uso inteligente da tecnologia é fundamental, o que demanda uma relação mútua de confiança e transparência.

 

Outra mudança muito frequente na forma como os colaboradores lidam com o home office é o aumento da liberdade e autonomia para controle da própria rotina. Quando os gestores utilizam soluções adequadas e estimulam os profissionais a criarem e adaptarem suas próprias estratégias de trabalho, a empresa e as equipes adquirem mais valor e ajudam o negócio a crescer.

 

Com os módulos “Gestão por competências” e “Gestão por objetivos”, os funcionários e líderes diretos passam a ter acesso a relatórios e resultados individuais e coletivos, além da possibilidade de enviar e receber feedbacks em qualquer momento ou etapa dos projetos.

 

Essa estratégia gera também maior propósito para os colaboradores, pois passam a enxergar como que seu trabalho realmente impacta nos resultados da organização.

 

Nesse mesmo movimento, as tecnologias vão atuar para entregar mais dinamismo e facilidade tanto para os colaboradores quanto para os gestores. Essa solução inclui a possibilidade de realizar ações pelo celular para o funcionário e, para o gestor, a oportunidade de acompanhar, aprovar e reprovar e revisar algumas tarefas sem precisar estar dentro do ambiente da empresa para concluir a ação.

 

Já no Portal RH, do Global Antares, cada colaborador passa a ter seu próprio acesso e autonomia para realizar solicitações e procedimentos simples — aqueles que, de outra forma, entrariam em ciclos de protocolos por entre vários departamentos. Os processos tornam-se mais ágeis e as demandas se tornam padronizadas.

 

Por mais que o Recursos Humanos seja um dos setores à frente dessa transformação das empresas para o trabalho remoto no “Novo Normal”, a área precisa se preocupar, também, em garantir que seus processos continuem ocorrendo com a mesma qualidade e eficiência, ainda que as equipes estejam separadas geograficamente.

 

Por ele é possível solicitar demonstrativos de pagamentos, inclusão de beneficiários, programação de férias e outros procedimentos. Esse tipo de ferramenta concede maior praticidade, agilidade e autonomia para todos os envolvidos.

 

Um novo mundo corporativo vai se estruturar com o fim da pandemia – e, no limite, ninguém sabe ao certo como o “Novo Normal” vai se definir com exatidão. Cabe, portanto, aos gestores mais estratégicos se preparar desde já e criar um cenário favorável e alinhado às diversas possibilidades.