Conteúdos Apdata

O RH do futuro e a transformação digital

Tecnologia e Inovação | 16 de fevereiro de 2023

 

O RH do futuro precisa estar preparado para assumir a liderança de uma força de trabalho que será responsável pelo crescimento do negócio. A revolução digital continua em ritmo acelerado e os líderes de negócios estão adotando inovadoras tecnologias, há uma expectativa maior de entrega de experiências pessoais e concorrentes estão ameaçando a viabilidade de muitas empresas. Em meio a toda essa turbulência, uma coisa é certa. O RH, como o conhecemos hoje, não é o modelo do RH do futuro. 

 

Nenhuma empresa pode evitar a transformação digital. Para atuar de maneira estratégica, o RH do futuro deve adotar as tecnologias digitais, com capacidade de tomar decisões mais assertivas. Isso está profundamente ligado a um redesenho da organização do trabalho, a fim de dominar as tarefas futuras com mais rapidez e flexibilidade. 

 

Para mudar a forma como seu negócio funciona e a cultura dentro dele, a alta direção certamente precisará do apoio de uma equipe de RH do futuro para garantir o sucesso de sua transformação digital. 

 

Nesse novo mundo do trabalho, as pessoas farão a diferença. O melhor desempenho requer liberdade e uma cultura de confiança que crie um ambiente de trabalho positivo. Os colaboradores devem adquirir competências e habilidades digitais adequadas para conduzir ativamente a transformação digital na empresa. 

 

 

Colocar as pessoas certas no lugar certo: missão do RH do futuro 

 

 

As transformações digitais são bem-sucedidas quando você tem as pessoas certas no lugar certo. Isso significa conhecer o pessoal de todas as áreas da empresa, quais são suas habilidades e onde estão as competências essenciais. Os gerentes, assim como o RH, são as pessoas mais habilitadas para atuarem nessa seleção, pois trabalham com os colaboradores no dia a dia e, também, os selecionaram como candidatos para sua posição atual. 

 

Uma das missões do RH do futuro é identificar habilidades e talentos nos potenciais candidatos. A equipe de RH pode usar essas mesmas características para colocar as pessoas nas funções mais críticas para o sucesso da transformação digital. Ou alocar as pessoas nas posições mais adequadas ao seu conjunto de habilidades.  

 

 

A jornada rumo à transformação digital 

 

 

O RH do futuro faz parte da jornada de transformação digital das empresas, com base nos seguintes passos: 

 

Redefina sua missão: o RH do futuro deve definir seu papel como uma equipe que ajuda a administração e os colaboradores a se transformarem e se adaptarem rapidamente ao modo de pensar digital.  

 

Atualize a tecnologia: substitua os sistemas legados por uma plataforma integrada. Atualize ferramentas antigas para aprendizado, recrutamento e gerenciamento de desempenho e implemente sistemas que sejam fáceis de usar pelos funcionários. 

 

A plataforma GA – Global Antares, uma solução integrada e automatizada para gestão do capital humano, conta com 19 módulos integrados que abrangem todas as necessidades de tecnologia do RH do futuro em um único produto.  

 

Organize o RH do futuro em redes de especialização: repense seu modelo de organização de RH para concentrar esforços na experiência do colaborador, na análise, na cultura e no novo mundo do aprendizado. Certifique-se de que essas equipes se comuniquem bem: equipes de RH de alto desempenho compartilham práticas de liderança e sabem o que as outras equipes estão fazendo. 

 

Faça da inovação uma estratégia central no RH do futuro: esforce-se para reinventar e inovar. Muitas organizações agora estão usando novas práticas de gerenciamento de desempenho criadas em torno de sessões de design e hackathons. Avalie inovações nos processos de recrutamento, incluindo o uso de dados para encontrar novos talentos. 

 

 

Novos modelos de negócios 

 

 

A consultoria PwC define a transformação digital como uma chance de repensar como uma organização reúne tecnologia, pessoas e processos em busca de novos modelos de negócios e novos fluxos de receita. 

 

Por quê? Porque a transformação já chegou a todos os negócios. Pesquisa da PwC, divulgada durante o seminário “Let´s built it together: How empowering our workforce can help scale your digital transformation journey”, indica que 97 milhões de novos empregos digitalmente orientados serão criados e 85 milhões de empregos serão considerados obsoletos por conta das adoções de novas tecnologias. 

 

De acordo com a PwC, os colaboradores estão ansiosos para aprender novas habilidades que os capacitem para as próximas mudanças na forma de fazer negócios. Metade deles precisará de qualificação nos próximos cinco anos e 77% dizem que estão prontos para aprender novas habilidades ou mesmo aprenderem tudo desde o início. Mais de 30% disseram que estariam dispostos a sacrificar o salário em troca de oportunidades de desenvolvimento de habilidades. 

 

A pesquisa também descobriu que 94% dos empregadores afirmaram esperar que os colaboradores adquiram novas habilidades no trabalho.  

 

Os líderes de RH do futuro têm um papel claro a desempenhar ao focar no aspecto humano da maioria dos projetos de transformação digital, que a PwC chama de “inovação liderada pelo cidadão”. Isso significa focar no aprendizado e desenvolvimento e nos esforços de qualificação que permitem que os colaboradores desenvolvam efetivamente habilidades para um trabalho no futuro. Se você treinar alguém em ferramentas de automação de robótica, por exemplo, eles podem inovar e criar ideias que transformarão as soluções de negócios. 

 

Em última análise, os colaboradores estão procurando mais satisfação no trabalho, novas habilidades para o futuro e a chance de trabalhar em um local que ofereça um propósito de longo prazo. Este é o caso de negócios por trás da transformação digital que precisa estar no radar do RH do futuro.