Conteúdos Apdata

Como o RH pode ajudar a implementar processos de ESG

Tecnologia e Inovação | 16 de fevereiro de 2023

Os processos de ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança) não são mais uma questão que possa ser postergada pelas empresas. Em vez disso, são consideradas críticas para o desempenho financeiro e a reputação das organizações, e stakeholders, incluindo funcionários, clientes e investidores, estão atentos a todas as ações das organizações. E o RH, certamente, está mais do que ciente de como os processos de ESG afetam o desempenho, a atração e a retenção dos funcionários. 

 

Mas será que os valores da sua empresa estão afetando a produtividade ou a atração de colaboradores? 

 

Alinhar os valores da sua empresa às ideias e opiniões éticas de seus colaboradores pode transformar sua equipe em embaixadores do seu negócio. Ter funcionários orgulhosos de onde trabalham pode ter um impacto positivo na atração e retenção. Entre os millenials, 92% estão mais propensos a confiar em uma empresa que apoia questões sociais ou ambientais.  

 

Portanto, implementar processos de ESG em seu negócio é um passo fundamental para se manter competitivo no mercado e reter as pessoas certas. E as equipes de RH podem desempenhar um papel fundamental na adoção de mudanças comportamentais e culturais que vão impulsionar os processos de ESG. 

 

 

Processos de ESG reduzem pegada de carbono 

 

 

Os profissionais de RH podem liderar o desenvolvimento de políticas ambientais para os colaboradores ajudarem a reduzir a pegada de carbono de uma empresa. O RH está bem posicionado para vincular essas práticas aos objetivos e valores de uma empresa. 

 

Um exemplo é a política de viagens. Diferentes cargos e departamentos provavelmente terão necessidades diferentes – as equipes de vendas podem precisar se encontrar rotineiramente com clientes em outras cidades; a equipe de operações terá a necessidade de se deslocar ao escritório ou às fábricas. Já equipes de back-office e desenvolvedores de produtos podem trabalhar remotamente em casa.  

 

Uma abordagem única para viagens de negócios pode não ser apropriada, mas as equipes de RH estão bem posicionadas para avaliar as diferentes necessidades e disseminar as políticas de forma eficaz para que os colaboradores as compreendam. 

 

 

Como os profissionais de RH podem colaborar? 

 

 

Há uma série de áreas nas quais os profissionais de RH podem se concentrar para auxiliar seus negócios na implementação de seus processos de ESG. 

 

Um exemplo é na implementação de políticas como de diversidade e inclusão, e na consolidação de canais de Ouvidoria, ajudando as empresas a lidar efetivamente com questões que surgem em relação à discriminação, assédio, intimidação e exploração. Se implementadas corretamente, as políticas podem ser eficazes para garantir que os colaboradores e clientes tenham as ferramentas para que possam denunciar quaisquer problemas em um estágio inicial. 

 

Outra área em que o RH tem um papel importante nos processos de ESG é no treinamento para que os colaboradores, principalmente aqueles que ocupam cargos de gestão, possam identificar questões como discriminação, estresse e ansiedade, que podem estar afetando a força de trabalho. Um treinamento eficaz pode equipar os gerentes com as ferramentas para identificar e lidar com problemas em um estágio inicial, o que ajudará a evitar situações em que o problema se agrave a um ponto em que os colaboradores não se sintam capazes de continuar em suas funções.  

 

As empresas também podem considerar a nomeação e treinamento de voluntários designados como ponto focal para qualquer colaborador que esteja sofrendo com problemas de saúde física ou mental. 

 

Também é provável que a sua empresa já tenha processos de ESG em vigor há vários anos, como voluntariado em instituições de caridade locais, iniciativas pro bono e angariação de fundos para causas alinhadas aos valores da empresa.  

 

É importante que as empresas mantenham essas ações e esse compromisso de apoiar suas comunidades e continuem investindo tempo em projetos que tenham valor não apenas para as comunidades, mas também tenham demonstrado um impacto positivo no engajamento e no bem-estar dos colaboradores, com o apoio do RH. 

 

 

O RH é peça chave na implementação de processos de ESG 

 

 

Embora os colaboradores de todos os níveis devam contribuir para a formulação e execução de processos de ESG, o RH costuma ser o ponto de partida para moldar a política em toda a empresa e supervisionar sua implementação. Os líderes de RH são responsáveis por definir o tom de uma empresa e motivar os colaboradores a adotar os processos de ESG.  

 

Eles são os mais indicados para traduzir a visão e a missão de uma marca em atividades diárias e ações reais em um nível granular, avaliando o posicionamento necessário para mudar a cultura da empresa para melhor. 

 

Atuando como a ponte entre todos os níveis da força de trabalho, o RH pode trabalhar com as unidades de negócios para definir metas e objetivos de ESG em alinhamento com a estratégia geral da empresa, garantindo o treinamento adequado às equipes. E, assim, garantir que a implementação de processos de ESG traga os maiores benefícios possíveis para a comunidade e gere valor para o negócio.