Conteúdos Apdata

6 dicas para construir uma cultura organizacional mais forte

Gestão de RH | 03 de junho de 2022

Uma tendência entre pessoas em busca de vaga de trabalho é a análise da compatibilidade com a cultura da organização. Consultores de carreira têm sugerido esse comportamento em livros e outras comunicações e é o que diferentes pesquisas ao redor do mundo diagnosticam: muitos entenderam a necessidade de identificação com a empresa para a qual vão dedicar grande parte das horas de seus dias.  

 

Mas a importância de uma cultura forte e estabelecida vai além de atrair candidatos e reter talentos. Ela ajuda a facilitar fluxos e a divulgar uma marca coesa para o mercado. Se antes, no Brasil, era comum ver negócios familiares construindo isso ao longo de gerações, hoje, os avanços tecnológicos e as novas formas de comunicação exigem uma nova postura, aberta a mudanças constantes 

 

Vale reforçar que cultura organizacional está também nos pequenos grupos. Ela pode ter sido planejada de modo consciente ou apenas gerada ao longo do tempo espontaneamente, porém ela existe em todas elas, comunicando valores e práticas. 

 

A questão aqui é: como conquistar uma cultura robusta? Cultura organizacional é o resultado de como as pessoas interagem entre si e com o ambiente e como esse clima evolui com base nessas interações. Acumular uma série de conceitos sem que eles sejam vistos no cotidiano empresarial, por exemplo, não é ter uma cultura potente.  

 

Confira cinco práticas para fortalecer a sua empresa culturalmente: 

 

Contar histórias

 

Relatar situações com transparência e comprometimento é uma das formas mais tradicionais de conseguir engajamento, por questões muito simples: identificação e sentido de pertencimento. Líderes que se comunicam com frequência, contando histórias que auxiliam no engajamento de funcionários, fortificam o reconhecimento da cultura organizacional entre toda a equipe, fazendo com que eles entendam naturalmente o andamento das ações e o caminho a ser percorrido. Isso pode ser feito de maneiras variadas, até mesmo em plataformas de comunicação interna. 

 

Uso do tempo com sabedoria

 

Diferentes líderes utilizam o tempo de formas distintas. Qual poderia funcionar melhor na sua gestão? Para você, é relevante se relacionar diretamente com todos os setores ou delegar essa interação a outros profissionais para cuidar de assuntos estratégicos e específicos? Questões como essa precisam ser respondidas e são essenciais para consolidar a cultura e atingir resultados na execução das rotinas. 

 

Nomes de instalações

 

Dar nomes específicos para as partes das instalações da companhia ampara a tradução de valores. Por exemplo, alguns nomeiam salas de reunião em homenagem a cientistas ou atores talentosos. Jeff Bezos, da Amazon, intitulou uma nova sede e outras estruturas como “Dia 1”, para manter ativa a perspectiva que eles tinham no início de toda a trajetória, quando as oportunidades de crescimento eram imensas. Qual é a história da sua empresa? Quais nomes e termos são significativos ou conversam com essa história? Utilize esses termos! 

 

Paredes

 

A disposição e o tamanho das salas de acordo com os cargos também significam muito. Algumas companhias podem ter seus executivos em locais isolados em andares superiores. Em outras, funcionários de diferentes experiências e funções compartilham o mesmo ambiente. Alinhar o arranjo do seu espaço físico com a cultura da organização reforça a história que você quer contar.  

 

Visão de longo prazo

 

No Brasil, a visão de longo prazo ainda é algo fora do radar de muitas pessoas. Levantamento realizado pela KPMG com empresas de diversos segmentos, entre maio e julho de 2021, revelou que menos de um terço delas possuía um plano de continuidade estruturado e abrangente. Ter planejamento de longo prazo auxilia na conquista de uma cultura forte. Quando uma organização já alcançou esse ponto, ela tem mais facilidade para se apresentar com clareza e transparência. Funcionários conseguem sair, por exemplo, de uma preocupação com resultados trimestrais para considerar a saúde do negócio como um todo. Esse mecanismo apoia líderes e funcionários a tomar decisões mais sábias e a desapegar de ideias ruins.

 

Regularidade das reuniões

 

Promover reuniões com uma frequência regular é válido, pois aumenta o engajamento das equipes em decisões que precisam ser tomadas e resultados que precisam ser buscados. Algumas empresas conseguem retornos surpreendentes com breves reuniões diárias, que vão reforçando objetivos e direcionamentos. Outros conseguem com reuniões semanais. Analise qual regularidade funcionaria melhor para sua empresa. 

 

Todas essas seis ferramentas podem servir de base ou insight, mas é imprescindível seguir aberto a ouvir opiniões e encontrar novas respostas - com funcionários, fornecedores e clientes. A cultura organizacional é fortalecida ou enfraquecida a partir de decisões, práticas e sistemas.  

 

A Apdata atende organizações de pequeno, médio e grande porte, dos mais diversos segmentos. Soluções integradas, flexíveis e automatizadas estão disponíveis para a gestão completa do capital humano. Entre em contato para saber como podemos ajudar a melhorar sua empresa!