Conteúdos Apdata

Como o RH Digital pode se beneficiar de uma estratégia centrada em pessoas

Gestão de RH | 13 de julho de 2021

Uma eficiente estratégia de RH digital não envolve apenas adotar sistemas e ferramentase sim implantar a correta tecnologia que vai ajudar a desenvolver as habilidades e capacidades dos colaboradores, assim como automatizar e agilizar processos.  

 

Uma empresa centrada em pessoas consegue ter colaboradores mais comprometidos e engajados, pois eles sabem que terão o apoio da empresa para executarem as suas tarefas com mais eficiência e agilidade. Esse foco também melhora a forma coma empresa se comunica com suas equipes para criar um relacionamento que impacte positivamente na experiência dos colaboradores. 

 

Quando são tratados com respeito e comprometimento, o relacionamento com o cliente também é beneficiado, já que colaboradores satisfeitos se sentem mais seguros para lidar com as necessidades dos clientes, colocando-os em primeiro lugar. Isso reflete diretamente no sucesso dos negócios e no lucro. 

 

 

Mas o que isso representa para o RH digital? 

 

 

A estratégia de Recursos Humanos precisa estar conectada à estratégia de negócios da empresa. Isso é fato. É a integração dessas estratégias que permite encontrar as pessoas com as competências necessárias para que as metas de negócios sejam mais facilmente alcançadas. E isso também diz respeito a contratar melhor, gerenciar com mais eficiência e investir com inteligência no desenvolvimento profissional da equipe. 

 

Para isso é fundamental adotar tecnologias que tornem os processos de RH mais eficientes e simples, de forma que melhorem a experiência do colaborador, desde o início de seu ciclo de vida dentro da empresa. Desde ferramentas para Onboarding, que permitem acompanhar a jornada do funcionário desde antes da contratação, até plataformas mais abrangentes, que integram diferentes funções inerentes ao departamento, tais como controle de ponto, assinatura digital de contratos, gestão de escalas e benefícios, cada etapa do processo no RH Digital pode e deve ser acompanhada de forma estratégica.

 

A digitalização do RH permite que os profissionais do setor tenham acesso a um grande volume de dados sobre o dia a dia dos colaboradores, melhorando a análise de fatores relacionados à produtividade, eficiência e satisfação de cada um deles, monitorando e analisando cada estágio do seu ciclo de vida para entender suas necessidades e dificuldades.  

 

Assim, a equipe de RH, por meio de recursos digitais baseados em automação de processos, torna a experiência do colaborador muito mais completa, focando em responder aos seus anseios. Essa estratégia, que automatiza e otimiza processos de RH, deixa a equipe livre para se dedicar a uma estratégia realmente centrada em pessoas. 

 

Além disso, o RH Digital também entrega aos colaboradores acesso facilitado aos seus dados, por meio de uma plataforma de autoatendimento, de forma que possam inserir e acessar informações sobre benefícios, treinamentos, registros de ponto e outros dados relevantes comopor exemplo, quando um colaborador precisa informar o RH do nascimento de seu filho ou uma licença médicaE isso tudo sem que seja necessário ir até a empresa, levar todos os documentos, assinar a dispensa etc. 

 

Dessa forma, além de transformar a experiência do colaborador, o RH também aproveita as informações para melhorar a sinergia entre sua estratégia e a estratégia de negócios. Focar em pessoas torna cada uma delas melhor e mais eficiente para melhorar o desempenho geral da empresa. 

 

Qualquer negócio está relacionado a pessoas, sejam clientes ou colaboradores, e o valor humano é o que impulsiona a empresa. Focar em pessoas pode criar um modelo operacional que evolua de acordo com as necessidades dos negócios. E é função do RH trabalhar para garantir que a empresa mantenha esse foco. 

 

A Apdata ajuda sua empresa a alinhar a estratégia de Recursos Humanos com os objetivos dos negócios e proporciona os meios para alcançar a excelência em qualidade, alinhando as ações de RH com as estratégias das demais áreas. Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar sua empresa.