Conteúdos Apdata

Maneiras como o RH pode apoiar a transformação ágil das empresas

Gestão de RH | 07 de julho de 2020

Transformação ágil é um dos temas que está dominando as agendas estratégicas dos profissionais de Recursos Humanos em empresas de todo o mundo. Grande parte disso se dá pelo fato de que os gestores e as organizações estão entendendo que esse termo não é sinônimo de Transformação Digital, mas engloba processos muito mais complexos e que têm o potencial de melhorar, efetivamente, a experiência do funcionário.

 

Assim, o papel do RH está também em apoiar a transformação ágil das empresas. Aqui falamos em “apoiar” porque é importante ficar claro que se trata de um processo complexo e que exige planejamento estratégico.

 

Portanto, o RH precisa utilizar metodologias e ferramentas específicas e desenvolvidas com esse propósito e focar em três áreas principais: a digitalização do próprio departamento, a análise de redes organizacionais e um desenho organizacional. É nesse sentido que existem ferramentas como o Global Antares, da Apdata, que possui módulos elaborados para ajudar o Recursos Humanos a dar esse passo.

 

Digitalização do RH

 

A adoção de tecnologias por parte das organizações ajuda a promover uma transformação ágil, inclusive dentro do Recursos Humanos. Nesse setor, o uso de soluções digitais colabora muito na promoção de transparência dos processos e no gerenciamento contínuo de desempenho.

 

Ou seja, esse departamento, que tradicionalmente realiza revisões e feedbacks anuais de performance individual e de times, passou a adotar práticas de análises e retornos mais dinâmicos, interativos e em menor espaço de tempo. Afinal, esse contato mais próximo e frequente ajuda os colaboradores a promover mudanças mais efetivas e alinhadas aos resultados esperados pela própria empresa.

 

Análise de redes organizacionais

 

A participação do RH na transformação ágil das empresas tem uma importância muito grande por permitir que o capital social se torne visível às lideranças e gestão de qualquer setor. Isso é possível quando os profissionais do departamento focam na área de análise de redes organizacionais, ou seja, se desenvolve um estudo e aprofundamento na forma como as equipes e os indivíduos se relacionam, interagem e se comportam tanto com relação às tarefas e objetivos quanto uns com os outros.

 

O profissional de Recursos Humanos treinado para essa função consegue traduzir tais relações em dados que podem ser trabalhados para melhorar o desempenho, destravar a inovação, impulsionar a produtividade e a aperfeiçoar a experiência e o bem-estar dos colaboradores. Ou seja, promove um impacto direto na cultura da empresa.

 

Desenho organizacional

 

A adoção do modelo horizontal é uma das primeiras modificações que ocorre nas empresas que buscam adaptar suas estruturas e promover a transformação ágil. Trata-se de revisar o modelo organizacional de gestão e a forma como se dá o relacionamento com fatores e personagens internos e externos para, se necessário, desenhar uma nova estrutura.

 

Quando o objetivo é a transformação ágil, é importante que esse processo seja elaborado em cima da ideia de que as lideranças devem estar capacitadas para mostrar às equipes onde elas devem chegar, caso contrário nunca atingirão as expectativas tanto de resultado quanto de ritmo.

 

Ou seja, em um momento em que a velocidade é a nova moeda organizacional, é preciso ter uma estrutura adequada para apoiar essa transformação dentro das empresas, o que exige a participação de profissionais capacitados do RH.

 

Conforme a sociedade e o mundo corporativo avançam em tempos mais complexos, é fundamental que o Recursos Humanos tenha espaço e habilidade para se adaptar e promover as mudanças necessárias, de forma a promover um aumento de foco, eficiência e efetividade do negócio.