Conteúdos Apdata

Como implantar uma metodologia para vincular metas individuais ao sucesso dos negócios

Gestão de RH | 06 de janeiro de 2022

O método OKR (objetivos e principais resultados) é uma metodologia que tem como foco definir metas que estabeleçam e mensurem objetivos de forma a envolver os funcionários para que os alcancem mais facilmente. 

 

Apesar de essenciais para impulsionar os negócios e motivar a equipe, se as metas não forem estabelecidas com eficiência, e na verdade se mostrarem inconsistentes, podem prejudicar os resultados e reduzir a moral da força de trabalho. Por outro lado, é possível criar uma estrutura de metas que realmente desafie os funcionários a alcançá-las. 

 

Então, a estrutura OKR permite criar metas ambiciosas e realistas para, na sequência, relacioná-las a objetivos que permitam avaliar seu sucesso. Em essência, o sistema pode ser entendido como uma gestão por objetivos, e deve ser monitorado e reavaliado regularmente. Ou seja, a OKR é uma norma de metas simples, com processos ágeis que permitem maior engajamento da equipe.  

 

Basicamente, para criar uma meta baseada nisso, é necessário descrever o que se deseja alcançar e como seu sucesso será medido. Essa estrutura está orientada a resultados. 

 

Estrutura da OKR


Dois dos maiores benefícios dessa metodologia são o foco e autonomia. Ela permite maior autonomia aos funcionários para que busquem formas de bater suas metas. Ou seja, eles focam no que é mais importante para encontrar a melhor maneira alcançar os objetivos. 

 

Mas isso também exige, por parte da empresa, uma estrutura que ajude a definir, rastrear e monitorar esse trabalho. Como o módulo de Gestão por Objetivos da solução GA- Global Antares, da Apdata, que permite realizar uma gestão que ajude a estabelecer esses objetivos e possibilita que os resultados e feedbacks sejam compartilhados e comparados em relação às metas de negócios, de forma que estejam alinhados e sejam consistentes com a estratégia da empresa. 

 

Além disso, em mercados em constante transformação, os objetivos atrelados às OKRs também precisam ser flexíveis, necessitando de revisão regular. Afinal, metas estabelecidas em um determinado período, podem não ser mais relevantes com o passar dos meses. Assim, revisar essas metas contribui para torná-las mais eficazes e, também, para tornar o ambiente de trabalho mais ágil. 

 

Motivar e engajar os funcionários


Metas bem estruturadas e transparentes contribuem para que a força de trabalho saiba exatamente o que a empresa espera de cada funcionário, tornando a equipe mais motivada e produtiva. 

 

Ao estabelecer metas corretas, os funcionários encontram um propósito em seu trabalho. Além disso, ao saberem que estão sendo monitorados e que receberão feedbacks regulares, como o módulo de Gestão por Objetivos da Apdata permite realizar, eles têm uma sensação de que seu papel é importante para os negócios da empresa. 

 

Entretanto, apesar de essenciais para manter a equipe motivada e engajada, apenas criar metas objetivas pode não ser suficiente para o sucesso. Contar com uma boa gestão por objetivos, construída em conjunto com ferramentas tecnológicas inovadoras, permite que as metas sejam corretamente compreendidas, garantindo a alocação dos recursos e prazos necessários para a conclusão e seu monitoramento. 

 

Dessa forma, por meio do módulo de Gestão por Objetivos da Apdata, a empresa consegue descentralizar o gerenciamento dos objetivos estratégicos e personalizar a construção de metas para cada setor, equipe ou funcionário, acompanhando o dia a dia de trabalho, tabulando e analisando os resultados, antes e depois da finalização dos objetivos. 

 

Conheça a solução integrada e automatizada para gestão completa do capital humano, o GA-Global Antares oferece flexibilidade, tecnologia e alta performance para tornar o seu RH mais eficiente. Fale com nossos especialistas e conheça a solução.