Conteúdos Apdata

Tecnologias, processos e pessoas: saiba como essa combinação eleva a produtividade do RH

Gestão de RH | 10 de junho de 2020

Nas últimas décadas, as organizações têm vivido uma grande revolução tecnológica, mas que não se limita aos processos produtivos. Se considerarmos que o RH lida com gerenciamento de pessoas e equipes, é fácil de entender que a adoção de tecnologias resulta em maior produtividade e uma melhor experiência do funcionário.

 

Um exemplo básico é o uso das soluções em nuvem, que permitiu mais flexibilidade na rotina de trabalho do RH. Ou seja, a aplicação dessa tecnologia, que é uma das mais simples, já permite grande aumento de produtividade, visto que elas auxiliam nos processos de recrutamento e retenção de colaboradores, agendamento de entrevistas, aplicação de treinamento e mais.

 

Outras são ferramentas inteligentes e ágeis que desburocratizam o departamento e o liberam de atividades operacionais, como é o caso do Global Antares, software da Apdata.

 

Assim, quando bem utilizadas, elas proporcionam a oportunidade para que o departamento desenvolva um trabalho estratégico. Com essa mudança do manual para o tecnológico, o RH passa a lidar com menos papeis, formulários, arquivos e demandas que lhe tomariam muito tempo.

 

Além disso, os processos tornaram-se mais eficientes e seguros. Essa migração de arquivos físicos para digitais ocasiona uma redução de custos, ganho de tempo na busca por informações e maior segurança devido ao controle de acessos.

 

Por outro lado, há maior facilidade para reunir dados cadastrados e realizar comparações e análises. Ou seja, o trabalho do RH tornou-se mais estratégico e passou a ter um valor agregado.

 

Quando falamos em capacitação de colaboradores, as tecnologias permitem uma grande customização a partir dos dados obtidos pela Inteligência Artificial.

 

Assim, os sistemas podem indicar cursos e treinamentos de acordo com os interesses do funcionário, bem como permitir que a empresa aplique capacitações com um custo reduzido.

 

Ou seja, por meio de uma plataforma única, trabalhadores de filiais de todo o mundo podem aprender e ser avaliados com o mesmo material, bem como os gestores têm acesso aos resultados individuais em tempo real.

 

É válido falar, também, que a implementação de tecnologias por parte do RH eleva a produtividade de funcionários de outros setores.

 

Por exemplo, quando se institui o uso de um Portal RH para a empresa como um todo, cada colaborador passa a ter seu próprio acesso e autonomia para realizar solicitações e procedimentos simples, que antes teriam de seguir protocolos e passar por outros departamentos. Assim, os processos tornam-se mais ágeis e as demandas, mais específicas e padronizadas.

 

Como promover a Transformação Digital

 

A Transformação Digital é um processo de médio prazo, que demanda muito engajamento do RH e das lideranças, tal como adaptações na cultura organizacional. De forma resumida, podemos dividir em três etapas que já trabalhamos melhor neste artigo:

 

  • Digitização: Mudança do analógico para o digital
  • Digitalização: Utilizar ferramentas digitais em operações diárias
  • Transformação Digital: É quando há uma digitalização total dos processos e já se pode falar em cultura de inovação

 

As duas primeiras etapas estão mais relacionadas ao uso de tecnologia, o que pode demandar um tempo para aprimoramento técnico da força de trabalho como um todo.

 

Porém, para que a etapa final ocorra é fundamental que haja uma mudança de paradigma no RH e um olhar mais atento sobre as demandas e jornadas dos funcionários.

 

Com esse panorama de transformações nas organizações, o profissional de Recursos Humanos também tem que se reinventar e aprender muito. E quanto maior o uso de tecnologia e dados, maior deve ser a proximidade entre os líderes de RH e os gestores de negócios.

 

Dessa forma é possível que a empresa aumente a vantagem competitiva e, simultaneamente, seu potencial de conquista e permanência no mercado.