Conteúdos Apdata

O que é a Transformação Digital no RH?

Tecnologia e Inovação | 20 de março de 2020

A Transformação Digital é um processo e um resultado. É uma mudança revolucionária, mas também um fenômeno evolutivo, e essa transição exige uma mudança de mentalidade não só no RH, mas em várias áreas da organização.

 

Essa transformação é essencial em uma época em que a ruptura tecnológica é a “nova palavra de ordem” quando se trata da manutenção da competitividade. De acordo com uma pesquisa da Deloitte, divulgada em 2019, nos próximos anos os orçamentos das empresas dedicados à Transformação Digital deverá aumentar cerca de 25%. Com a chegada de novas tecnologias como a robotização, chatbots, entre outros, o RH terá uma exigência por digitalização cada vez maior.

 

Digitização, digitalização e Transformação Digital

 

O processo de Transformação Digital não é simples, e nenhuma empresa parte do zero quando resolve utilizar ferramentas altamente sofisticadas. Existem três estágios principais nesta jornada que podem te ajudar a entender em qual momento da jornada sua empresa está. Veja:

 

— Primeiro estágio: a digitização

 

“Digitização” (“digitization”, em inglês) significa, de acordo com a consultoria Gartner, o processo de mudança do analógico para o digital. Muitos RHs brasileiros já passaram dessa fase, que é justamente o de tornar registros que existiam somente em papel acessíveis por meios digitais.

 

— Segundo estágio: a digitalização

 

A digitalização envolve utilizar ferramentas digitais em operações diárias. Passa, assim, pela criação de uma cultura de uso da tecnologia para administrar um negócio ou processos de uma área, como no caso de Recursos Humanos. O Gartner define a digitalização como um processo que utiliza tecnologias e informações digitais para transformar processos de negócios.

 

Na medida em que o RH implementa novas tecnologias, os processos da área vão mudando. Um bom exemplo disso são os portais capazes de digitalizar vários processos, como a programação de férias dos funcionários, por exemplo. Eles tendem cada vez mais a evitar que os protocolos sejam seguidos de forma manual.

 

Ou seja, a digitalização aumenta a eficiência dos processos e torna os dados mais transparentes, ainda não essa transformação não esteja completa. Muitos RHs brasileiros estão exatamente neste ponto da jornada da Transformação Digital.

 

 Terceiro estágio: a Transformação Digital

 

A Transformação Digital, enfim, acontece quando há uma digitalização total dos processos, se tornando possível falar na criação de uma cultura de inovação. Entretanto, esse movimento vai um passo além e traz uma profunda revisão dos processos em geral, identificando quais são necessários e quais eram importantes apenas quando eram manuais.

 

A jornada de transformação implica identificar problemas que precisam ser resolvidos e usar a tecnologia da maneira mais eficiente possível para solucionar esses problemas, além de exigir que a liderança também tenha um olhar digital até um ponto em que a cultura organizacional se transforme.

 

Na realidade, a Transformação Digital exige que o RH passe a lidar de forma mais dinâmica com as constantes mudanças da empresa. Essa agilidade facilita as iniciativas em digitalização que acontecem em várias frentes.

 

A Transformação Digital é o resultado de todo esse movimento de mudança que inclui, mais do que inserir uma nova tecnologia, mudar a mentalidade em RH, resultando em uma área voltada para iniciativas ágeis e pronta para se adaptar às mudanças no negócio.

 

Na análise final, portanto, digitalizamos as informações, processos e funções que compõem os processos em RH e transformamos a cultura de Recursos Humanos para chegarmos à Transformação Digital. Cada um dos momentos é necessário, mas não suficientes para o próximo.

 

E o mais importante: digitização e digitalização dizem respeito essencialmente a tecnologia, mas a Transformação Digital não. Ela envolve uma mudança de paradigma em RH e um olhar mais atento sobre as demandas dos funcionários, a jornada deles na organização e como o RH pode contribuir para que essa mudança aconteça em outras áreas da empresa.