Conteúdos Apdata

RH e TI juntos para criar a experiência do funcionário

Gestão de RH | 27 de março de 2020

Um processo eficaz de Transformação Digital ajuda a expandir os negócios e permite que os funcionários alcancem todo o potencial que têm.

 

Assim, profissionais do setor de Recursos Humanos e de Tecnologia da Informação precisam trabalhar juntos para garantir que a experiência do colaborador seja satisfatória.

 

Além disso, cada vez mais as empresas adotam o trabalho remoto e se tornam dependentes de diferentes tecnologias. Ou seja, a Transformação Digital se faz cada vez mais necessária para implementar processos mais ágeis e melhorar a experiência do colaborador.

 

No entanto, essa mudança deve ser muito mais profunda e estratégica.

 

Em primeiro lugar, essa transformação só ocorre quando todos os funcionários dispõem de capacidade de adequação. Por isso, é fundamental que a inovação seja parte da cultura organizacional. Muitos desses projetos falham porque priorizam as ferramentas e as soluções técnicas e se esquecem do significado da mudança para as pessoas e para a empresa.

 

Assim, caso sua organização ainda não tenha uma cultura corporativa digital, é hora de unir profissionais de TI e de RH. Juntos eles podem, simultaneamente, guiar as etapas de Transformação Digital e de desenvolvimento de uma cultura de inovação.

 

LEIA MAIS: As fases da Transformação Digital

 

Promover a integração das pessoas com novos processos e com a nova maneira de pensar da organização leva um certo tempo, mas essa etapa pode ocorrer junto ao processo de “digitização”, que é o primeiro estágio da Transformação Digital – momento em que ocorre uma mudança do analógico para o digital, ou seja, em que registros que existiam somente em papel tornam-se acessíveis por meios digitais.

 

Em uma segunda etapa, é fundamental que o RH ajude os gestores a passar por sua própria transformação. Esse processo pode ser mais eficiente quando realizado junto da “digitalização” e com a participação da equipe de TI.

 

É o estágio em que ocorre a inserção das ferramentas digitais nas operações diárias. Uma dica é começar por portais que permitam maior autonomia tecnológica ao trabalhador, como a programação de férias, por exemplo. Dessa forma, a transformação acontece aos poucos e todos conseguem se adaptar à mudança.

 

Assim, quando os dois estágios anteriores estão bem consolidados, o terceiro e último pode ser implementado sem dificuldades. Esse é o momento da Transformação Digital propriamente dita. É quando ocorre a digitalização total dos procedimentos e já se pode falar em uma cultura de inovação.

 

Para que haja sucesso é preciso que seja feita uma revisão dos processos, identificando quais são necessários e quais eram importantes apenas quando eram manuais. Aproveite para reforçar a ideia, com seu colaborador, de que o objetivo é descomplicar os modelos organizacionais e promover agilidade e inovação.

 

Note que a experiência digital não deve apenas aumentar a produtividade, mas também facilitar a vida das pessoas em suas rotinas. E é justamente esse objetivo que torna tão importante a participação dos profissionais de TI. A tendência para os próximos anos é que a tecnologia assuma o comando da inovação.

 

Alguns exemplos de ferramentas que reduzem tarefas administrativas são os dados e relatórios automatizados, processos simplificados, autoatendimento e dashboards analíticos para os gestores. Com tempo livre, os funcionários podem concentrar seus esforços em atividades mais significativas e estratégicas para a empresa como um todo.

 

As mudanças estão acontecendo, e a integração entre RH e TI são o horizonte. Assim, essas duas áreas devem estabelecer um relacionamento e comunicação efetiva, a fim de criar uma abordagem integrada para a experiência do colaborador. Se isso puder ser feito, os funcionários se beneficiarão de uma melhor experiência e os empregadores de um aumento de produtividade, engajamento e retenção de talento.