Conteúdos Apdata

Invista em ações de reconhecimento e engaje seus colaboradores

Gestão de RH | 14 de março de 2023

Reconhecimento e valorização. Muitas vezes usamos essas palavras de forma intercambiável na hora de implementar ações de reconhecimento. Mas embora ambos os conceitos sejam importantes, há uma grande diferença entre eles. Para líderes que desejam que suas equipes prosperem e organizações que desejam criar culturas de engajamento, lealdade e alto desempenho, é importante entender a distinção. 

 

Reconhecimento é dar feedback positivo com base em resultados ou desempenho. Às vezes isso acontece de maneira formal: um prêmio, um bônus, uma promoção, um aumento. Às vezes, o reconhecimento é dado de maneira mais informal: um agradecimento verbal, um bilhete manuscrito. Todas essas ações de reconhecimento podem ser significativas, especialmente se forem executadas de maneira oportuna e genuína. Elas também são motivadoras e engajadoras – todos querem que seu bom trabalho seja aplaudido. 

 

Mas há alguns limites para as ações de reconhecimento. Primeiro, sua entrega é baseada em desempenho, então é condicional.  

 

Em segundo lugar, é avaliada pelo desempenho passado, então é sobre o que as pessoas já fizeram.  

 

Em terceiro lugar, é limitado. Há uma quantidade limitada de ações de reconhecimento - nem todos podem receber um bônus ou ser mencionados pelo nome em um memorando - e pode ser estressante quando muitas pessoas estão competindo por uma quantidade finita de elogios.  

 

Por fim, geralmente tem que vir de cima. Muitas organizações criaram programas que permitem que os colegas destaquem os esforços uns dos outros, mas as principais ações de reconhecimento (promoções, aumentos e assim por diante) geralmente são concedidas pelos líderes seniores. 

 

A valorização, por outro lado, é sobre reconhecer o valor inerente de uma pessoa. O ponto não é as suas realizações. É o seu valor como colega e como ser humano. 

 

Em termos simples, o reconhecimento diz respeito ao que as pessoas fazem; valorização é sobre quem eles são. Essa distinção é importante porque o reconhecimento e a valorização são dados por motivos diferentes. Mesmo quando as pessoas são bem-sucedidas, inevitavelmente haverá falhas e desafios ao longo do caminho; dependendo do projeto, pode até não haver resultados tangíveis para apontar. Se a empresa se concentrar apenas em elogiar os resultados positivos, em ações de reconhecimento, perderá muitas oportunidades de se conectar e apoiar os membros de sua equipe – de apreciá-los. 

 

No mundo de hoje, um simples agradecimento – como um presente especial por um trabalho bem-feito, anúncios de parabéns ou uma comemoração de equipe – pode ser muito útil. Com as mudanças nos modelos de trabalho, atingir uma meta ou atingir um marco pode passar despercebido, o que pode fazer com que alguns funcionários se sintam desengajados e desvalorizados. 

 

Como ações de reconhecimento aumentam o engajamento 

 

Existe uma ligação poderosa entre reconhecimento e engajamento. Simplesmente reconhecendo e valorizando os funcionários por seu trabalho, as empresas podem gerar um forte compromisso emocional com sua organização. 

 

O reconhecimento pode fazer com que os funcionários se sintam valorizados e, como resultado, ampliem o seu engajamento por conta da experiência. 

 

Mas como a sua empresa leva adiante as ações de reconhecimento? 

 

Aqui estão algumas dicas para implementar ações de reconhecimento mais eficazes: 

 

Entregue gratificação instantânea 

 

O reconhecimento precisa ser imediato, ou o mais próximo possível da ocorrência da sua realização. Isso reforçará o comportamento que o empregador deseja incentivar. 

 

Esperar pelas revisões de meio e fim do ano é tarde demais, e mesmo o reconhecimento mensal é muito pouco frequente para a maioria das organizações. 

 

Recompensas imediatas ou ações de reconhecimento semanal terão uma taxa de sucesso maior ao aumentar a produtividade e o engajamento dos funcionários. 

 

Recompense com relevância 

 

Os gerentes precisam dedicar um tempo para conhecer seus funcionários e o que os motiva, para que possam reconhecê-los e recompensá-los da maneira mais adequada. 

 

A ação de reconhecimento precisa ser personalizada para cada colaborador. Por exemplo, um funcionário pode responder muito bem a uma mensagem verbal no escritório. Outro pode preferir elogios privados. Enquanto isso, outra pessoa pode se sentir melhor sendo recompensada por meio de feedback por escrito orientado a resultados. 

 

Vincule as ações de reconhecimento aos valores da empresa 

 

Ações de reconhecimento vinculados a valores organizacionais superam outros programas em todos os níveis, de acordo com a pesquisa anual de reconhecimento de funcionários da Workhuman, empresa especializada em soluções de reconhecimento e valorização. 

 

Os resultados da pesquisa mostraram que as empresas com ações de reconhecimento baseados em valores eram mais propensas a gerar um forte retorno sobre o investimento (ROI), entregar e reforçar valores corporativos e manter uma marca forte como empregadora. 

 

Torne o reconhecimento inclusivo e aberto a todos 

 

O reconhecimento deve estar disponível para todos os funcionários. A empresa nunca deve excluir algum colaborador ou grupo. Ele precisa ser considerado um programa justo e todos devem ser elegíveis. 

 

Líderes também devem avaliar sobre o trabalho que está recompensando - é resultado e orientado a resultados ou focado no esforço? 

 

Se a empresa reconhece constantemente um membro da equipe que, por exemplo, trouxe mais dinheiro, e que geralmente é a mesma pessoa, pense no impacto que isso pode ter nos outros colaboradores. O prêmio pode ser destinado ao colaborador, por exemplo, que conquistou um novo cliente realmente promissor. Reconhecer os mesmos indivíduos pode levar a uma competição desnecessária. 

 

O reconhecimento pode ir muito além se a pessoa que o recebe tiver feito progressos maiores do que os outros em seus esforços, mesmo que não seja o que mais gerou lucro dentro da equipe. 

 

Investir em ações de reconhecimento faz com que colaboradores se sintam valorizados e mais satisfeitos, promovendo um ambiente de trabalho produtivo e harmonioso. 

 

Conheça os módulos da solução GA – Global Antares e saiba como é possível fazer a gestão automatizada de desempenho e competência, e promova ações de reconhecimento mais assertivas.  

 

Entre em contato com a Apdata