Conteúdos Apdata

7 formas de melhorar a experiência do colaborador

Gestão de RH | 16 de fevereiro de 2023

A experiência do colaborador é a soma de todas as interações que seus funcionários têm com sua empresa. Envolve a cultura, os benefícios, o ambiente de trabalho e as ferramentas que você fornece para que eles desempenhem as suas tarefas.

 

Eles também querem sentir que suas contribuições são reconhecidas, desejam responsabilidades claras e oportunidades para aprender e crescer. Eles esperam que seu senso de propósito pessoal se alinhe com o de sua organização. E eles querem um ambiente físico e digital apropriado que lhes dê flexibilidade para alcançar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal e uma experiência do colaborador única. 

 

Por que é importante oferecer uma experiência do colaborador positiva?

 

Antes de discorrer sobre as formas de melhorar a experiência do colaborador, é fundamental saber por que oferecer um ambiente agradável faz todo o sentido para os negócios. Se sua equipe se sente feliz e engajada em relação ao ambiente em sua organização, é bem provável que: 

 

• Se sinta motivada a fazer o seu melhor trabalho;

• Busque atingir seus objetivos profissionais, alinhados com objetivos de negócios mais amplos;

• Contribua para uma maior satisfação do cliente;

• Seja embaixador da sua marca. 

 

Confira como oferecer uma melhor experiência do colaborador 

 

Vamos agora detalhar 7 maneiras de aprimorar a experiência do colaborador e ajudar a sua empresa a reter os melhores talentos: 

 

 

Implemente processos eficientes de Onboarding 

 

Muitas empresas não contam com processos de Onboarding eficientes, muito menos uma experiência de integração de colaboradores, mas isso é fundamental. De acordo com a Harvard Business Review, 33% dos novos contratados procuram um novo emprego nos primeiros seis meses de trabalho e isso pode ser amplamente atribuído à uma má experiência de integração do funcionário.  

 

Você deve implementar processos mensuráveis, adaptados a públicos específicos (ou seja, os representantes de vendas têm uma orientação diferente dos representantes de atendimento ao cliente) e com objetivos claros. 

 

 

Ofereça programas de treinamento  

 

É mais provável que os colaboradores permaneçam na sua empresa se souberem que há espaço para progressão na carreira. Ao implementar programas de treinamento e desenvolvimento, você oferece uma melhor experiência do colaborador, que irá aproveitar o investimento que está sendo feito em sua carreira. Os gerentes devem ter um plano de desenvolvimento individual para seus colaboradores e discutir metas de carreira de longo prazo pelo menos uma vez por ano.  

 

Os colaboradores também podem receber mentoria, o que aumentará o engajamento e ampliará a sua opção interna de talentos.  

 

 

Invista no bem-estar dos colaboradores 

 

Colaboradores que praticam regularmente atividades físicas geralmente recorrem menos ao plano de saúde, o que economiza tempo e dinheiro da sua empresa, mas o bem-estar dos funcionários é mais do que apenas físico. Programas que incentivam o bem-estar mental, emocional e espiritual geram funcionários descansados, mais atentos e produtivos no trabalho.  

 

As empresas devem procurar implementar programas de saúde e condicionamento físico, licença médica, férias remuneradas, licença parental remunerada, academias e clínicas de saúde no local de trabalho e fornecer lanches saudáveis, apenas para citar algumas ideias, de forma a promover uma melhor experiência do colaborador de forma mais ampla. 

 

 

Estabeleça canais de comunicação interna 

 

A chave para melhorar a experiência do colaborador é a mesma de qualquer outro relacionamento – comunicação. As equipes de comunicação interna fazem muito mais do que apenas divulgar informações da empresa. Eles promovem um senso de comunidade, incentivam os colaboradores a trabalharem juntos por um objetivo comum e criam uma cultura corporativa coesa.  

 

Quando os funcionários têm um maior senso de propósito, eles são mais produtivos e se tornam defensores e embaixadores da marca para sua empresa. A comunicação interna deve ser usada para manter uma conexão e melhorar a experiência do colaborador, ganhando sua confiança. 

 

 

Crie um ambiente de trabalho positivo 

 

Um ambiente de trabalho positivo é o resultado de uma combinação de fatores, como: 

 

• Flexibilidade;

• Inclusão;

• Diversidade.

 

Um ambiente de trabalho flexível permite que os colaboradores trabalhem em seu ambiente preferido em seus horários preferidos. Foi comprovado que permitir a flexibilidade no trabalho aumenta a produtividade, a saúde e a satisfação no trabalho, ao mesmo tempo em que diminui o estresse e o absenteísmo. 

 

Além disso, é importante promover a diversidade e a inclusão observando os colaborares interagirem e, em seguida, reconhecendo e recompensando comportamentos inclusivos. Fornecer treinamento sobre preconceito inconsciente a todos os gerentes e tomar medidas para mitigar interações hostis no local de trabalho são etapas igualmente benéficas. 

 

Por fim, uma cultura de reconhecimento é uma ótima maneira de fazer com que os colaboradores se sintam valorizados, ao mesmo tempo em que motiva outros a alcançarem um sucesso semelhante.  

 

 

Tenha metas claras e transparentes 

 

Líderes de RH eficientes fazem com que os colaboradores se sintam apoiados durante as operações do dia a dia. Por exemplo, eles estabelecem metas claras e transparentes para as equipes e para a organização, para que ninguém seja deixado no escuro quando decisões importantes são tomadas. 

 

Também fornecem mentoria para os funcionários, dando feedback frequente, os incentivando a aprender com os outros, incentivando sua confiança e os ajudando a atingir seus objetivos. 

 

Se você deseja que sua empresa tenha sucesso no cenário de trabalho moderno, melhorar a experiência do colaborador todos os dias deve ser sempre uma prioridade. Certifique-se de implementar essas dicas e observe seus funcionários levarem sua empresa para o próximo nível. 

 

Conte com a expertise da Apdata e da GA – Global Antares, uma solução integrada e automatizada para gestão do capital humano que irá otimizar a experiência do colaborador com ferramentas e sistemas de auto atendimento desenvolvidas e customizadas para cada necessidade.