Conteúdos Apdata

4 inovações que transformarão a gestão de talentos

Gestão de RH | 12 de março de 2022

A gestão de talentos está em constante evolução, e isso envolve a maneira como recrutamos, motivamos e retemos os colaboradores de uma empresa.

 

A inovação 4.0 chegou para tornar  esta estratégia ainda mais refinada. O processamento de dados e uso de softwares permitem agora evoluções que proporcionam:

 

  • Maior diversidade das equipes;
  • Flexibilização da jornada de trabalho que pode mesclar regime presencial e home office, além de proporcionar o autoatendimento para informações contratuais;
  • Escolha do funcionário certo para o cargo ideal, por meio de programas automatizados de processos seletivos;
  • Processo de Onboarding, que promove uma melhor integração do funcionário com seus colegas, gestores e diretores;
  • Análises da experiência do funcionário e devido acompanhamento de seu ciclo de vida na empresa.

 

 

Inovações que transformarão a gestão de talentos nos próximos anos:

 

 

Orientação do funcionário

 

Qual é a chave para uma experiência sustentável de um funcionário?  É preciso pensar nele de dentro para fora, para que haja um devido investimento neste profissional. As escolhas, práticas e atividades de talentos agregam valor a clientes e investidores. E como, então, garantir que este funcionário seja devidamente valorizado? A resposta está em correlacionar a experiência do funcionário com a experiência do cliente. Essa lógica de fora para dentro deve levar a uma melhor orientação dos funcionários. Mas como seria essa orientação? Esse tipo de diretriz implica em definir uma direção para este colaborador: meta de carreira, independência financeira e desempenho corporativo, por exemplo.

 

O segundo passo é construir caminhos para essa direção. Dessa maneira, o RH pode propor uma série de investimentos relacionados ao colaborador, tais como: pessoal, treinamento, planejamento de carreira, comunicação, gestão de desempenho.  Em seguida, pode ser feita uma avaliação dos impactos positivos deste investimento em partes interessadas, como clientes e investidores. Essa estratégia combina RH digital e analítico em uma perspectiva de talento voltada para o futuro, e de fora para dentro.

 

Experiência do Funcionário

 

A experiência do funcionário é a nova palavra de ordem do RH em toda corporação. Suas premissas básicas são motivação e engajamento, porém novas tendências apontam para o funcionário do futuro:

 

Acreditar

 

Quando o funcionário encontra um significado pessoal na empresa, uma vez que percebe que seus valores pessoais derivam e se alinham com o propósito e valores da organização.

 

Tornar-se

 

Quando o funcionário aprende e cresce por meio da participação na empresa, por que essas organizações permitem e estimulam que este colaborador desenvolva novas habilidades.

 

Pertencer

 

Quando o funcionário tem uma identidade pessoal e desenvolve novas habilidades por meio do relacionamento com outras pessoas, o que é valorizado pela organização.

 

Ao atender essas necessidades, as empresas proporcionam um aumento de sentimento do funcionário, o que agrega valor a clientes e investidores.

 

Planejamento da força de trabalho

 

Estamos vivendo um momento de renovação tecnológica em nossas vidas profissionais. Esta evolução inclui nuvem, big data, mídias sociais, gamificação, internet das coisas, robôs, chatbots, realidade aumentada, entre uma série de outros conceitos. A tecnologia, no entanto, é uma ferramenta facilitadora, mas não uma substituta das pessoas. O que a revolução tecnológica tem a ver com o planejamento da força de trabalho? O planejamento das tarefas traz a tecnologia para o mundo do funcionário o que consiste em colocar as pessoas no emprego certo, no momento certo, com as habilidades certas. A chave está em como realizar um trabalho que valorize o funcionário, por meio da tecnologia.

 

Cultura

 

Os negócios hoje exigem trabalho em equipe. Em pesquisa feita pela Ross School of Business da Universidade de Michigan, mostra que a capacidade de organização de equipes teve quatro vezes mais impacto nos resultados do negócio do que a competência individual. A capacidade de organização pode acontecer em uma área, departamento, fábrica, divisão, unidades de negócios, em um representante e ou em toda empresa.

 

Portanto, os defensores de talento serão cada mais sensíveis às configurações da organização em que trabalham, com a atenção a recursos como inovação, colaboração, agilidade, foco no cliente, percepção externa e criação da cultura certa. Essas quatro agendas são o foco do funcionário voltado para o futuro. Elas são concebidas para que haja uma continuidade no desenvolvimento do funcionário, como forma de ajudar as pessoas a as organizações crescerem.

 

Você se interessa por este assunto? Fale com a Apdata e veja como podemos te ajudar.