Folha de Pagamento

Garante qualidade, produtividade e assertividade dos resultados nos processos da Folha de Pagamento da sua empresa. Atende toda a parte legal de pagamentos aos contratados como também aspectos relacionados à administração dos custos nas empresas.
Diferenciais do módulo de Folha de Pagamento da Apdata:
eSocial
- Tecnologia totalmente aderente às exigências da obrigação acessória (projeto específico da legislação brasileira), ferramenta de auditoria completa de dados, painel de gerenciamento eficiente e mensageria nativa. Conheça as soluções eSocial da Apdata aqui.
Admissão
- A Apdata utiliza o conceito de contratados, ou seja, uma pessoa pode ter um ou mais contratos de diferentes tipos com a empresa. Dessa forma, podemos atender os mais diversos tipos de contratos com os diversos tipos de vínculos como CLT, estagiário, menor aprendiz, autônomo, terceirizado, diretor, comissionado, expatriado, pessoa jurídica dentre outros.
- A flexibilidade do sistema permite a configuração dos cálculos para os mais diversos tipos de contratos de trabalho, através da tecnologia exclusiva LPC – Linguagem Padrão de Cálculo, evitando as costumeiras e trabalhosas customizações que geram elevados custos com consultoria.
- Geração de kit de documentos admissionais conforme grupo de contratados e download único para impressão pelo Portal RH.
- Controle de vencimento de contratos de trabalho através de avisos automáticos e/ou geração de relatórios periódicos, que podem ser enviados também aos gestores.
- Controle de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) dos contratados conforme saldo bancário junto à CEF (Caixa Econômica Federal) de forma automática.
- Cadastro de dependentes e de seus respectivos benefícios.
- Cadastro de terceiros para necessidades diversas e integração com outros sistemas.
- Cadastro de pensionistas, bem como administração de ofícios e cálculos.
Férias
- Controle de períodos aquisitivos e de seus respectivos históricos.
- Programação automática e/ou manual de férias.
- Controle de data de saída de férias, evitando o vencimento do segundo período.
- Processamento de férias individual ou coletiva.
- Cálculo de férias simuladas.
- Controle de vencimento das férias através de avisos automáticos e/ou geração de relatórios periódicos, que podem ser disponibilizados também aos gestores.
Rescisão
- Processamento de rescisões normais e complementares através de cálculos automáticos conforme as verbas devidas (dias trabalhados, férias, 13º salário, médias, descontos como pensão alimentícia, entre outras).
- Simulação do cálculo de rescisões.
- Controle de estabilidade, ou seja, caso o contratado tenha alguma estabilidade o sistema exibirá uma mensagem bloqueando o andamento do processo.
Afastamentos
- Controle de afastamentos por acidente de trabalho, auxílio doença, serviço militar, licença maternidade, licença sem remuneração, entre outros.
- Os motivos de afastamento poderão ser personalizados, conforme as necessidades da empresa.
- Administração de afastamentos com atualização automática de informações na folha de pagamento.
Transferências
- Transferência entre empresas (locais e folhas) com a possibilidade de aproveitar informações já cadastradas e/ou alterar, como por exemplo, cargo, salário, centro de custo, hierarquia, dentre outras.
Folha de Pagamento
- Processamento da folha de pagamento em diversas periodicidades como diário, semanal, decenal, quatorzenal, quinzenal e mensal.
- Possibilidade de folhas complementares, conforme as periodicidades.
- Processamento das rotinas de 13º salário (adiantamento e pagamento), bônus, PLR – Participação nos Lucros e Resultados.
- Controle da sequência de processos da folha de pagamento conforme sequência definida pela empresa, como por exemplo, adiantamento, mensal, encargos, SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), provisão, controle de saldo de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), contabilização e fechamento.
- Possibilidade de retrocálculo da folha de pagamento (reprocessamento de valores pagos em meses anteriores).
- Projeção de descontos futuros na folha de pagamento.
- Controle de empréstimos consignados.
- Variação salarial simplificada e personalizada.
- Controle de cálculos e regras de acordos sindicais e convenções coletivas de trabalho.
- Administração de benefícios e meios de transporte (cálculo, compra e meio magnético).
- Controle de previdência privada.
- Controle de interinidades, ou seja, do espaço de tempo durante o qual uma função é exercida por um contratado que não seja o titular.
- Registro de ocorrências diversas nos contratados.
- Interfaces para entidades de benefícios, bancárias, previdenciárias e outras.
- Encargos sociais, geração de guias de recolhimento, como DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), GPS (Guia de Previdência Social) manual ou interfaceada, SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) contribuições sindicais e específicas.
- Recolhimento de encargos de terceiros (SESI, SENAI e outros).
- Provisão de férias e 13º salário.
- Contabilização automática com geração de arquivo de interface para o sistema contábil.
- Apropriação de custos (gestão do custo de mão-de-obra da folha de pagamento) por empresa, local e centro de custo.
- Rateios por percentual pré-fixado, por apontamento e por horas informadas com tratamento de exceções diretamente no contratado.
- Interfaces financeiras.
- Rotinas Anuais: Informe de Rendimentos, DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) e RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
- Manutenção de dados cadastrais dos contratados e dependentes, bem como de seus benefícios.
- Histórico de movimentações no contratado dos períodos atuais e anteriores, tais como cargo, horário, salário, centro de custo, hierarquia.
- Histórico de folha de pagamento de períodos anteriores com as informações reais da época.
Automatize os processos de folha de pagamento de sua empresa (Processflow) e descentralize as solicitações para que os contratados as realizem através dos formulários de requisições eletrônicas (Workflow) disponíveis no “Portal RH”. As solicitações podem passar por diversos níveis de aprovações, conforme a estrutura organizacional de sua empresa, antes de chegar ao RH para processamento.