Conteúdos Apdata

Você sabe o que significa “Centro de Serviços Compartilhados” em RH?

Gestão de RH | 24 de agosto de 2020

Quanto maior e mais estratégicas as empresas se tornam, ocorre também um aumento na complexidade dos processos internos e até na quantidade de colaboradores contratados, podendo impactar na qualidade e eficiência com que a organização entrega seus resultados.

 

Nesse sentido, surgiu o conceito de Centro de Serviços Compartilhados (CSC), que busca agrupar, debaixo de uma mesma estrutura, informações e procedimentos que possam ser centralizados e otimizados.

 

O setor de Recursos Humanos tem participado cada vez mais dos processos de gestão administrativa, e tal aproximação com essas lideranças impacta em um aumento das demandas inteligentes das equipes.

 

Assim, é fundamental utilizar recursos disponíveis para reduzir tarefas manuais ou que tomem muito tempo e permitir que os profissionais tenham disponibilidade para focar em atividades que agreguem valor à empresa.

 

Para alcançar melhoria na eficiência, otimização de processos e redução de custos, algumas organizações utilizam estratégias de CSC, como reunir uma equipe em um mesmo local físico, alinhar procedimentos e até unificar alguns centros de custos.

 

Porém, uma das práticas mais importantes é o uso inteligente da tecnologia, fundamental para o trabalho do Recursos Humanos. Vamos falar aqui sobre elas.

 

O Recursos Humanos no CSC

 

Quando a base de colaboradores de uma organização cresce, a função de administração de pessoal torna-se dispendiosa. Ainda que seja uma tarefa metódica e rotineira, ela demanda muita atenção e repetição, gerando um aumento na probabilidade de existir falhas humanas.

 

Por ter essas características, a atividade – que envolve gerenciamento de folha de pagamento, benefícios e orçamento de pessoal – é um bom exemplo do tipo de processo de RH que pode ser otimizado no CSC com a ferramenta digital.

 

O objetivo dessa estratégia é, portanto, identificar quais são os procedimentos que podem ser automatizados e centralizados sob uma equipe administrativa sem prejudicar a qualidade do trabalho.

 

Uma das soluções disponíveis no mercado que possibilita tal estratégia é o software Global Antares da Apdata, que possui 19 módulos que podem ser contratados e integrados da maneira que fizer mais sentido para a empresa e para sua tática de uso inteligente da tecnologia.

 

Um desses módulos é justamente o “Administração de pessoal”, que promove agilidade nas tarefas relatadas anteriormente. Outras responsabilidades do Recursos Humanos podem ser implantadas no CSC por meio de ferramentas digitais da Apdata, controle de frequência.

 

O recrutamento e a seleção de talentos é outro exemplo de procedimento extremamente importante para qualquer empresa e que pode ser alvo dessa estratégia, pois com o uso de uma solução digital única, os próprios gestores podem dar início e seguimento às etapas de um processo seletivo. O uso da tecnologia nessa tarefa permite selecionar fichas de aplicação com base em critérios pré-definidos pelas lideranças, realizar testes virtuais e remotos e ainda receber relatórios e tabulações que ajudem na tomada de decisão final.

 

Tais processos demandam uma dedicação muito grande da equipe que está liderando essa transformação. Fica claro que é muito mais complexo do que simplesmente digitalizar os processos que tomam muito tempo dos profissionais.

 

Uma atenção extra deve ser dada à comunicação entre aqueles que atuam no CSC, pois qualquer divergência ou gargalo entre eles pode comprometer as entregas que anteriormente corriam bem.

 

Com isso é fundamental também que haja um sistema de governança para padronizar processos e evitar desvios e exceções.

 

Por fim, tal como qualquer grande transformação que envolva colaboradores e suas rotinas, os profissionais da área de Recursos Humanos têm uma obrigação em prestar uma atenção e um cuidado especiais aos envolvidos no processo, principalmente aqueles que deixarão de realizar alguma tarefa que esteja sendo repassada à equipe do CSC.

 

Assim, com o gerenciamento adequado do capital humano atrelado a uma estratégia inteligente de adoção de tecnologia, muitos processos podem ser realizados de forma mais ágil sem impactar nos resultados do setor e, consequentemente, da organização.