Conteúdos Apdata

Transformação Digital em RH: por onde começar?

Tecnologia e Inovação | 20 de março de 2020

A Transformação Digital de RH é um tema importante para muitos profissionais brasileiros da área, assim como para as empresas como um todo.

 

A consultoria Deloitte, uma das mais importantes do mundo, classifica a Transformação Digital como o duplo desafio de Recursos Humanos em, de um lado, transformar as operações da área e, do outro, transformar a força de trabalho e a maneira como ele é feito. Ou seja, cabe ao RH tanto digitalizar processos como também liderar uma cultura de mudança na organização.

 

E para começar é preciso responder uma questão fundamental: por quê? Para respondê-la, é fundamental definir os objetivos e metas que se buscam com a transformação.

 

Acima de tudo, é preciso saber que a Transformação Digital deve beneficiar o usuário final que, neste caso, são os funcionários. Isso significa que se o RH quiser implementar um sistema automatizado de gerenciamento de desempenho que permita reunir dados para decidir avaliações salariais, por exemplo, os gerentes e funcionários também precisarão ter acesso à plataforma para visualizá-la e atualizá-la. Mais do que isso, devem participar do processo de definição das regras e das definições em relação à usabilidade.

 

Esses objetivos ainda devem ser mensuráveis – e é por isso que se constroem indicadores. Por exemplo: quais são os ganhos possíveis com a implementação de um novo dashboard de RH? Analisá-los passa por encontrar métricas ou formas de comparação de dados, como o número de tarefas cumpridas, por exemplo. É importante ainda que os objetivos da organização estejam contemplados no projeto, porque, dessa forma, o processo de mudança terá mais aderência da alta liderança.

 

Prepare a equipe para a mudança

 

Uma mudança nos processos de RH significa que todas as partes envolvidas precisam se preparar para ela e, assim, é fundamental ter um time dedicado à transição de processos, sem deixar de manter outra equipe atuando nos processos cotidianos.

 

O time de RH, neste caso, é um dos principais stakeholders do projeto: ele é responsável por compartilhar avanços e por preparar o time antes da “virada de chave”.

 

Outro ponto fundamental e que é a essência da Transformação Digital no RH é a criação de uma cultura apoiada na inovação, na mudança rápida e na digitalização. Isso envolve não apenas aprender a usar soluções automatizadas, mas saber usá-las para melhorar capacidades humanas. Por exemplo: decisões baseadas em dados obtidos por uma solução digital podem gerar resultados mensuráveis, como um dashboard de RH, capaz de trazer dados sintéticos de curva salarial, absenteísmo, entre outras informações que capacitam a organização à tomada de decisão.

 

E se a mudança não acontecer dentro do que era esperado?

 

É possível que a empresa faça a transição para a nova tecnologia, treine sua equipe para usá-la e depois perceba que ela não está funcionando de maneira eficaz – e isso faz parte do ciclo de inovação.

 

As organizações que obtêm sucesso em seus projetos de transformação são aquelas de mente aberta, dispostas a correr riscos. Se uma equipe e outros envolvidos, como fornecedores, por exemplos, estiverem dispostos a aprender rapidamente com os erros e mudar o curso da decisão, o sucesso a longo prazo é mais garantido.

 

Cada vez mais a Transformação Digital em RH deixa de ser uma opção, porque, em um mundo com um ritmo tecnológico cada vez mais acelerado e gerações nativas digitais chegando às empresas, a mudança vai garantir competitividade da empresa.

 

E então, em qual estágio da Transformação Digital a sua organização está?