Conteúdos Apdata

Tecnologias que estão impactando o monitoramento dos níveis de engajamento

Tecnologia e Inovação | 30 de julho de 2020

Stakeholders são todos os públicos com que uma empresa se relaciona, direta ou indiretamente. Dada a importância de cada um deles para a trajetória de uma organização, os profissionais de Relações Públicas e comunicação estão sempre buscando formas de engajá-los, e para isso as soluções tecnológicas são cada vez mais utilizadas.

 

Quando falamos do público interno, o Recursos Humanos tem um papel fundamental em motivar cada colaborador, fazê-los compreender a visão da empresa e garantir que se sintam engajados diariamente. Esse tipo de trabalho envolve tanto a criação e manutenção de uma cultura organizacional focada na valorização do indivíduo quanto estratégias e práticas diárias que reforcem esse compromisso.

 

Para isso a gestão e as lideranças devem se envolver ativamente e investir em ações focadas na melhoria da Experiência do Funcionário. Nesse sentido, os profissionais de Recursos Humanos estão aderindo, cada vez mais, ao uso de tecnologias que promovam o engajamento dos colaboradores e que permitam monitorar os resultados dessa estratégia para mensurar sua efetividade.

 

Tal mensuração pode ser feita direta ou indiretamente. O primeiro modo implica em interagir com o público interno a fim de levantar suas opiniões sobre o ambiente de trabalho, processos internos e a experiência cotidiana. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação online – anônimas ou não – e feedbacks presenciais com as lideranças.

 

Já na metodologia indireta, a própria ferramenta digital de automatização dos processos ajuda a mensurar o tempo utilizado para cada atividade e os resultados obtidos ao final de um período. Com esses dados em mãos, os gestores podem comparar com resultados anteriores, de forma que a otimização do tempo e a eficiência são reflexo de um melhor engajamento.

 

Tecnologias que melhoram a Experiência do Funcionário

 

A Experiência do Funcionário está diretamente relacionada a um ambiente de trabalho acolhedor e seguro e a uma rotina facilitada por soluções que reduzam os processos burocráticos. Quando essas duas características estão presentes numa organização, o colaborador consegue ser mais produtivo e exercer um trabalho que agregue maior valor à empresa.

 

Nesse sentido, o uso da tecnologia promove a automatização de tarefas manuais e repetitivas e, principalmente, de fluxos de processos entre equipes e departamentos. Assim, qualquer solicitação pode ser feita virtualmente – característica importante para o trabalho remoto e a segurança do colaborador – demanda muito menos tempo de todos os envolvidos e permanece registrada no sistema. Um exemplo de ferramenta com esse funcionalidade é o Processflow da Apdata.

 

Tecnologias para gerar e monitorar o engajamento

 

Para garantir que colaboradores de todos os níveis tenham uma boa experiência, é preciso ter uma solução digital de amplo alcance e fácil usabilidade, que vai promover autonomia a todos os usuários. Muitas empresas optam por construir um portal interno (intranet) no qual os usuários podem fazer as mais diversas solicitações por meio de formulários, consultar dados sobre sua performance e acompanhar as novidades da empresa.

 

A Apdata oferece essa ferramenta, o Portal RH, que tem grande utilidade também para aplicar as pesquisas de clima e satisfação e monitorar as principais solicitações e interações do público interno. É possível criar um portal personalizado com a identidade da empresa e de fácil acesso em qualquer dispositivo, inclusive por meio de aplicativo móvel.

 

Tecnologias para o RH

 

O setor de Recursos Humanos tem um papel fundamental na aplicação de soluções digitais para promover o engajamento em toda a empresa, mas o uso de ferramentas pelos próprios profissionais melhora a eficiência de seus processos. Os exemplos são diversos, pois no mercado é possível encontrar softwares voltados para a gestão de benefícios, controle de frequência, recrutamento e seleção, orçamento de pessoal e muito mais.

 

Quando essas ferramentas são integradas o setor de RH consegue fazer uma gestão mais estratégica do capital humano e obter maior engajamento dos profissionais da própria equipe, refletindo em melhor experiência do funcionário. Com o software Global Antares da Apdata, o Recursos Humanos consegue integrar até 19 módulos e ferramentas extras para atingir uma alta performance.

 

As soluções digitais que promovem melhoria na Experiência do Funcionário e engajamento são diversas e fáceis de encontrar. Cabe ao RH traçar uma estratégia aprofundada de como fazer o melhor uso de cada uma delas.