Conteúdos Apdata

RH flexível: como a tecnologia pode auxiliar nesse processo

Tecnologia e Inovação | 03 de agosto de 2022

Um dos maiores desafios do setor de Recursos Humanos é acompanhar a evolução tecnológica das práticas de gestão de pessoas, que se atualizam com enorme frequência no mercado. A tecnologia pode ajudar a tornar o RH flexível e menos burocrático, e cada vez mais empresas tem percebido a importância de incorporar mecanismos estratégicos a esse departamento. 

 

O grande foco do RH flexível e tecnológico está nas pessoas, em estabelecer uma boa relação entre corporação e funcionário, em proporcionar uma experiência otimizada para o contratado, bem como criar uma visão global da empresa. Todas essas mudanças só são possíveis por meio das ferramentas tecnológicas que facilitam o desempenho de suas atividades e que, consequentemente, criaram algumas tendências no setor que já estão sendo adotadas em diversas organizações pelo mundo.  

 

Principais tendências tecnológicas utilizadas por um RH flexível 

 

l – Automatização de processos 

 

A automatização de processos garante muitos benefícios, dentre eles, tornar a rotina de gestão de pessoas mais eficiente e ágil, possibilitando que o setor contribua e assessore a organização em outros assuntos, visando o crescimento empresarial. 

 

Esse processo foi um dos principais responsáveis por ter feito com que o RH deixasse de ser um departamento extremamente burocrático e antiquado. Ferramentas tecnológicas como os softwares de gestão, sistemas de controle de ponto online, aplicativos e sites de recrutamento, folhas de pagamento integradas ao controle de frequência e outras tecnologias permitiram que o RH desempenhasse suas funções de forma mais ágil, sobrando tempo para outras atividades estratégicas dentro da corporação. 

 

E apesar do setor ser voltado para pessoas, ainda existem muitos processos burocráticos que precisam ser desenvolvidos. Neste ponto, a automação é essencial para reduzir custos, tempo, minimizar a ocorrência de erros, trazer maior segurança e digitalizar os dados e documentos da empresa em um único lugar, além de auxiliar as empresas a alcançarem um RH flexível e tecnológico. 

 

ll – People Analytics 

 

O people analytics ou análise de pessoas é uma metodologia que visa recolher, organizar e analisar dados trabalhistas de colaboradores para que sejam aplicados à gestão de pessoas. 

 

Com essa ferramenta, o RH consegue analisar informações importantes para a corporação, como o índice de rotatividade e absenteísmo, clima organizacional e a satisfação dos colaboradores. 

 

Por meio das respostas, a empresa pode implantar medidas que visam melhorar o engajamento dos colaboradores, bem como o clima organizacional. Afinal, o setor de recursos humanos deve ser voltado para o lado humano da empresa, com o auxílio dessa tecnologia, a corporação começa a trabalhar em prol de um RH flexível. 

 

lll – Teletrabalho 

 

O trabalho remoto ou home office, como é popularmente conhecido, se tornou uma realidade em grande parte das empresas nos últimos anos. Diversos benefícios foram descobertos ao possibilitar que os colaboradores pudessem trabalhar de suas casas. Como, redução de custos com transporte, refeição, aluguel do espaço físico, entre outros. Por outro lado, beneficia o colaborador que não precisa mais passar horas no trânsito e trabalha diretamente do conforto da sua casa. 

 

Para as corporações que se preocupam com o controle das atividades dos funcionários que atuam de remotamente, existem tecnologias que auxiliam nesse acompanhamento, como o ponto eletrônico, relatório de atividades, videochamadas, entre outros que podem ser explorados para encontrar o que melhor se encaixa. 

 

A flexibilização do trabalho é uma tendência que vem sendo adotada em empresas de todo o mundo. De acordo com uma pesquisa da 18ª edição do Índice de Confiança Robert Half, o modelo de trabalho híbrido é preferência de 48% das empresas brasileiras em 2022. 

 

Vl – Inteligência artificial (IA) 

 

A inteligência artificial é um avanço tecnológico que trouxe benefícios imensuráveis para a história. O sistema consiste em um software que simula a inteligência humana, a diferença é que os computadores conseguem interagir de forma mais rápida e com maior precisão. Além disso, a IA é capaz de armazenar rapidamente informações e dados em sua memória. 

 

Quando aplicado no setor de RH, a inteligência pode ser utilizada no processo de recrutamento e seleção, rastreando o candidato ideal ou que tenha um perfil mais alinhado à cultura organizacional da empresa. Os dados podem ser rastreados em redes sociais, otimizando o tempo que um recrutador levaria na busca do perfil ideal. 

 

Ter uma gestão de RH flexível e mais humana pode fazer com que sua empresa tenha maior produtividade, mas isso só será possível com algumas mudanças, como em sua cultura organizacional, tornando os processos desse departamento menos burocráticos e permitindo que os colaboradores tenham mais autonomia em suas tarefas. 

 

Além disso, aperfeiçoar tarefas por meio da tecnologia, como o processo de recrutamento e seleção, permitirão que o RH selecione candidatos mais qualificados e que estejam mais alinhados com a cultura organizacional da corporação. Com isso, o departamento também poderá, consequentemente, elaborar melhores planos de retenção de talentos.