Conteúdos Apdata

Quatro insights que podem ser tirados da discussão sobre o "novo normal"

Gestão de RH | 30 de julho de 2020

Com o grande volume de mudanças ocasionadas nos últimos meses pela pandemia de Covid-19, tornou-se relativamente comum ouvir especialistas de diversas áreas falarem sobre um “novo normal”,  e associar o termo ao futuro pós-pandêmico. Porém, ainda que muitas previsões sejam traçadas e todos anseiem por saber o que acontecerá nos próximos meses, nada ainda é certo.

 

Assim, essa “nova realidade” engloba um processo de transformações que está acontecendo hoje e que definirá o novo formato do mundo corporativo e da sociedade. Nesse sentido, o profissional de Recursos Humanos tem um papel fundamental em preparar e guiar o público interno e garantir que a cultura organizacional esteja alinhada a todas essas mudanças.

 

1) Home Office

 

A crise do novo coronavírus fez com que as empresas precisassem implantar o home office emergencialmente, mesmo aquelas que nunca trabalharam dessa maneira. Porém, os resultados foram mais positivos do que o esperado, de forma que muitos gestores executivos revelaram que as equipes estão apresentando maior produtividade do que no período anterior ao isolamento.

 

No início, até mesmo as atividades que eram básicas no cotidiano do escritório tornaram-se um desafio para o trabalho remoto, tais como o controle de frequência dos colaboradores, o fluxo de recebimento e resposta das solicitações entre departamentos e até a realização de treinamentos e capacitação.

 

Porém, ainda que tenha sido um momento desafiador, as equipes de RH assumiram um protagonismo frente a essa mudança nas organizações e transformaram os problemas em oportunidades. As empresas já se adaptaram ao modelo remoto e estão com todos os processos rodando corretamente, além de já estudarem a possibilidade de flexibilizar a rotina de trabalho.

 

2) Tecnologias de RH

 

É graças às tecnologias digitais que os colaboradores têm a possibilidade de trabalhar a partir de suas casas e serem produtivos durante a crise do novo coronavírus. De fato, as empresas que já haviam dado início ao processo de Transformação Digital, principalmente dentro do RH, saíram à frente na aplicação remota tanto de tarefas cotidianas quando dos processos mais complexos.

 

O período de isolamento social e home office é o momento ideal para iniciar a Transformação Digital de forma organizada e gradual tal como ela deve ser. Há, no mercado, uma grande variedade de soluções focadas na gestão completa do capital humano por meio de processos automatizados e ágeis. Uma delas é o software Global Antares da Apdata, que integra 19 módulos e ferramentas extras para que o RH tenha todas as funcionalidades necessárias em uma única solução.

 

3) Novos regimes de trabalho

 

Um estudo realizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP indicou que 70% dos trabalhadores que estão, atualmente, em home office gostariam de permanecer nesse modelo mesmo com o final da pandemia. Isso certamente demandará uma atenção das lideranças executivas e de Recursos Humanos, que já começaram a anunciar novas políticas de regime de trabalho.

 

Nesse Novo Normal que estamos vivendo, as organizações passaram a olhar mais de perto para os desejos e necessidades do público interno, pois o profissional engajado produz resultados seja no escritório ou em sua própria casa. Algumas empresas, como o Twitter, já anunciaram que trabalharão indefinidamente em home office, enquanto outras garantem que o funcionário terá autonomia para decidir quando – e se – irá para o escritório.

 

4) RH estratégico

 

Ainda que não se saiba exatamente como será o mundo corporativo com o final da pandemia, o isolamento social e a necessidade de trabalho remoto são fatores que destacam a importância de o Recursos Humanos ser cada vez mais estratégico e criativo para manter o público interno engajado e alinhado aos valores da organização.

 

A partir do protagonismo que o RH assumiu diante da crise do novo coronavírus certamente haverá mais espaço, dentro das empresas, para o setor se posicionar estrategicamente, tal como sempre deveria ter sido. E nada disso pode ser feito sem a integração devida entre uma cultura organizacional focada na transparência, inovação e responsabilidade social com tecnologias voltadas à gestão de RH.