Conteúdos Apdata

Quais serão as funções do RH do futuro?

Gestão de RH | 28 de julho de 2021

Relatório da Cognizant afirma que chegou a hora da verdade para o RH, indicando que o departamento precisa iniciar sua jornada para liderar a inovação dentro das empresas e lutar pelo futuro do trabalho, preparando os profissionais para enfrentarem as mudanças que acontecerão nos próximos anos. 

 

Diversas novas funções, com nomes estranhos para a maioria das pessoas – como Facilitador Humano, voltado para otimizar o engajamento dos funcionários, Gestor de Diversidade, função que visa propagar a diversidade nas empresas e reduzir preconceitos, ou Gestor de Integração entre Homem e Máquina, são alguns exemplos de novas atribuições que devem fazer parte do escopo do RH nos próximos anos. 

 

Esses novos cargos indicam que o RH precisa redefinir sua estratégia para atender uma nova realidade muito mais conectada, preocupada com causas sociais e diversidade e para atender a um novo conjunto de habilidades voltadas para análise de dados e ferramentas que tornem o trabalho no RH mais eficiente, produtivo e fácil. 

 

De acordo com artigo da Harvard Business Review, essas mudanças indicam que cada vez mais os profissionais buscam apoio com seus líderes para entender como lidar com o “novo normal”, e essa é uma oportunidade de ouro para que consigam orientar os funcionários sobre as habilidades e capacidades necessárias para que se mantenham atualizados sobre novas funções e necessidades que surgirão nos próximos anos. 

 

 

Inovação é essencial para o RH 

 

 

Com a robotização de processos, é possível identificar com mais assertividade as habilidades necessárias para os negócios, desenvolver novos talentos e encontrar lacunas na formação dos profissionais que já atuam na empresa.  

 

Sistemas inovadores ajudam o RH a monitorar o desempenho dos colaboradores e entender por que alguns apresentam uma produtividade maior que os outros e, com essas informações, investir em novas abordagens para melhorar a sua experiência e engajá-los. Esses dados também permitem que a empresa crie uma estratégia que contribua para tornar o ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo e forneça insights sobre o desempenho e engajamento das equipes. 

 

Nesse cenário, as tecnologias voltadas às necessidades do departamento de Recursos Humanos não tem mais o mero papel de simplificar e automatizar processos, mas de ser um novo componente e aliado na extração e avaliação de indicadores que fornecem informações relevantes acerca do negócio. 

 

 

Maior atenção à ética e diversidade 

 

 

Diversidade e inclusão são assuntos que demandam uma atenção maior, e isso exige do RH um profissional que deixe de lado estereótipos e que saiba usar a tecnologia para promover a inclusão dentro da empresa e encontrar respostas para crises que possam surgir no futuro. 

 

Isso implica, ainda, em entender que o futuro do trabalho envolve pessoas e máquinas trabalhando lado a lado e se complementando e, também, entender qual o papel da tecnologia nesse novo cenário.  

 

Mas o fator humano é, e sempre será, essencial para avaliar situações e agir com empatia para saber qual a melhor ação para lidar com uma determinada situação. Isso é fundamental na hora de buscar por novos talentos, que exigem do profissional de RH habilidades que envolvam conhecimento sobre o comportamento humano e inteligência emocional para analisar que cada candidato pode vir de locais diferentes, com experiências de vida e habilidades diferentes, mas que podem agregar valor aos negócios.  

 

A tecnologia também abre espaço para que o RH trate o bem-estar dos colaboradores como estratégia para os negócios, e garanta a retenção dos melhores talentos. Esse profissional precisa buscar estratégias que garantam a saúde emocional, física, mental e até mesmo espiritual de todos os funcionários.  

 

 

O novo foco do RH

 


Mudanças rápidas exigem que a empresa seja ágil para se adaptar, e o RH precisa estar preparado para lidar com novas responsabilidades e para garantir a evolução da força de trabalho e o futuro do trabalho. Ao mesmo tempo, é preciso investir na qualificação ou requalificação dos colaboradores, buscando usar ao máximo os recursos oferecidos por novas tecnologias. 

 

O RH precisa ser visto como uma peça estratégica para os negócios da empresa, um setor que evolui constantemente para se adaptar a uma nova realidade e para atender rapidamente a prioridades que possam surgir no futuro e também para atender às necessidades dos funcionários. 

 

E a Apdata pode ajudar sua empresa a estar preparada para esse futuro desafiador. Entre em contato e saiba mais sobre nossos sistemas e ferramentas para o RH.