Conteúdos Apdata

Por que a pandemia do novo coronavírus vai transformar a forma como trabalhamos

Tecnologia e Inovação | 12 de junho de 2020

Ao longo dos milênios, diversos foram os eventos que tiveram magnitude para gerar transformações sociais, culturais e econômicas.

 

Com a pandemia do novo coronavírus em 2020, vemos o mundo caminhar para mais uma grande transformação. Assim, com o distanciamento social sendo imposto pelos governantes, muitas mudanças tiveram de ser implementadas repentinamente.

 

O trabalho remoto é um exemplo: deixou de ser opção para serviços e departamentos chamados de “não essenciais”. Ou seja, além de modificar as relações humanas, a Covid-19 está deixando suas marcas e transformando diversos setores produtivos e econômicos.

 

Trabalho remoto e flexibilidade

 

O home office tornou-se uma das únicas opções para que muitas das empresas pudessem funcionar durante o período de pandemia, até mesmo as mais tradicionais.

 

Com isso, diversos colaboradores estão tendo que se adaptar e aprender a lidar com novas tecnologias bem como a ser produtivo em um ambiente que costumava ser sinônimo de descanso: sua própria casa.

 

Os gestores devem acompanhar suas equipes nesse desafio, para que juntos desenvolvam novas metas, prioridades e formas oficiais de se comunicar. Ou seja, ao final da pandemia alguns podem não ter se adaptado tão bem ao home office, enquanto outros profissionais possivelmente solicitarão essa flexibilização aos seus líderes.

 

O valor do capital humano

 

Uma crise dessa magnitude permite que os gestores visualizem e compreendam a importância do capital humano para o bom desempenho das organizações.

 

Afinal, tanto as empresas que precisaram continuar com suas atividades quanto aquelas que puderam se adaptar ao cenário de pandemia só estão sobrevivendo a essa crise graças à dedicação, comprometimento e criatividade de suas equipes.

 

Assim, fica mais claro ainda que investir na contratação de profissionais talentosos e na capacitação de colaboradores são estratégias que geram muito valor e diferenciais à empresa.

 

Virtual não significa menos valioso

 

Desde março os cancelamentos de viagens e as proibições de aglomerações em locais públicos têm forçado as organizações a repensar as formas de promover networking e de agregar valor às comunidades profissionais.

 

Uma estratégia que tem sido utilizada por algumas empresas é a “conversão” de eventos tradicionais para o formato virtual. Com isso, tecnologias interativas de vídeo têm sido utilizadas como alternativa para as tradicionais conferências em centros de convenção. Dessa forma, está sendo discutido e questionado se esse não seria o momento de começar a explorar outras formas de educar crianças, adolescentes e até executivos.

 

Portanto, pode-se notar que a Transformação Digital, que vem ocorrendo há décadas e de forma gradual no mercado corporativo, está sendo acelerada pela pandemia do novo coronavírus.

 

As empresas que possuem maior probabilidade de sobreviver a esse momento e se destacar são justamente aquelas que sabem integrar o uso de tecnologia a uma gestão pessoal adequada.

 

Lembre-se que a Transformação Digital deve beneficiar o usuário final que, neste caso, são os funcionários. Assim, se sua organização faz parte daquelas que, repentinamente, tiveram que se adaptar ao cenário tecnológico, aproveite o momento para criar uma equipe de inovação e se dedicar à transição.

 

É fundamental entender que isso tudo também é novidade para os colaboradores, portanto eles precisarão se adaptar tanto às ferramentas quanto à nova dinâmica. Desta forma, o Recursos Humanos tem a função estratégica de desenvolver uma cultura apoiada na inovação e na mudança.

 

Vale, por fim, ressaltar que em grande parte das organizações há profissionais de todas as gerações e com distintas visões e graus de conhecimento. Portanto, é fundamental que o RH auxilie diretores e gestores nessa jornada – durante e após a pandemia.

 

Note que o novo coronavírus está impondo inúmeros desafios para o mundo corporativo e que ainda desconhecemos todas as transformações que ele nos fará passar. Porém tenha certeza de que o mundo do trabalho não será mais o mesmo, e o cuidado e atenção aos colaboradores vai ganhar ainda mais importância.