Conteúdos Apdata

Guia para adoção do controle de ponto digital na sua empresa

Tecnologia e Inovação | 26 de setembro de 2022

O controle de ponto digital é uma das estratégias que mais contribuíram para a transformação digital e otimização na rotina das empresas nos últimos anos. Controlar a frequência dos colaboradores é uma tarefa destinada ao setor de RH, que por sua vez, possui milhares de outras funções burocráticas e que levam horas ou até mesmo dias para serem feitas.    

 

Em média, cada colaborador faz, por dia, quatro marcações de ponto, sendo: entrada, almoço, retorno do almoço e saída. Essas informações precisam ser consolidadas ao final de cada mês para a soma das jornadas de trabalho, e cabe ao RH realizar essa operação burocrática e detalhada. No entanto, grande parte das empresas ainda atuam com sistemas ultrapassados para realizar essa tarefa, e quanto maior o quadro de funcionários, mais complicada se torna a operação.  

 

A boa notícia é que hoje as organizações não precisam mais perder tempo com o controle de jornada. Com a transformação digital veio também o controle de ponto digital, que nada mais é do que a digitalização da marcação de ponto. Acompanhe o texto para saber mais.  

 

O que é o controle de ponto digital?  

 

O controle de ponto digital representa uma alternativa aos sistemas de pontos tradicionais, ele funciona por meio de nuvem. Isso significa que não necessita de fios ou qualquer conexão a cabo para o seu funcionamento. Basta que o sistema seja configurado com as informações da empresa para começar a funcionar.   

 

Conforme o colaborador for registrando seus pontos, todas as informações vão sendo armazenadas em um único servidor, e ao final do mês, os dados podem ser consultados ou extraídos por meio de relatórios automáticos. Toda a gestão de ponto é feita pelo sistema da plataforma, de forma rápida e acessível.  

 

Controle de ponto digital é seguro?  

 

É comum que muitas empresas tenham receio em implementar o controle de ponto digital, já que é uma tecnologia nova e pouco falada. Entretanto, ela se prova muito mais segura do que os pontos tradicionais, pois está atrelada a diversos mecanismos de segurança que garantem seu funcionamento.    

 

Além disso, o controle de ponto digital não é tão novo assim, os primeiros registros de empresas que implementaram essa tecnologia são de 2012.  

 

Os sistemas de controle de ponto digital passam por muitos testes de segurança da informação antes de começar a funcionar. Além disso, os celulares ou computadores que abrigam esses aplicativos apresentam suas próprias medidas de segurança e proteção contra fraudes, são eles: reconhecimento facial ou de voz, geolocalização, senhas, identificação digital ou QR Code.  

 

O controle de ponto digital é homologado pelo ministério do trabalho?  

 

Da mesma forma que os aparelhos de registro de ponto digital precisam seguir todas as recomendações do Ministério do Trabalho e Previdência, os sistemas de controle de ponto digital também. Por isso, ao buscar um software de ponto para sua empresa é importantíssimo saber se o sistema é adequado e se segue todas as recomendações da Portaria 373 e se já está adequando às novas exigências da Portaria 671.  

 

Quais são as vantagens do controle de ponto digital para a sua empresa?  

 

Inovação  

 

A inovação é uma das principais vantagens do controle de ponto digital, uma vez que essa tecnologia veio para revolucionar o trabalho do RH, tornando-o mais prático e funcional. Além de ajudar a dar adeus à papelada e a horas gastas em um único processo.  

 

Melhor custo-benefício  

 

Usar um sistema ultrapassados pode gerar mais gastos do que você imagina, além das horas extras que o setor de RH precisa fazer pra efetuar a gestão das jornadas de trabalho, as equipes de toda a empresa sofrem com problemas gerados pelas questões burocráticas desse sistema.  

 

Ponto no home-office  

 

Com as mudanças estruturais no modelo de trabalho presencial dos últimos anos, diversas empresas tiveram que se adequar ao modelo de trabalho remoto. Com isso, as corporações se depararam com desafios de levar todas as ferramentas para o mundo digital 

 

Nessa mudança o controle de ponto digital serviu de grande ajuda.   

 

Cálculo de horas automático   

 

Outro ponto importante é o cálculo de horas automático. Conforme os registros vão acontecendo, o sistema vai calculando as horas diárias de cada colaborador. Ao final do mês, o sistema te mostra todas as horas calculadas. Isso também evita a ocorrência de erros humanos, que podem trazer problemas para as corporações.  

 

A Apdata pode ajudar sua empresa a implementar esse sistema. Entre em contato e saiba mais.