PAÍS: world
IDIOMA:
PAÍS:
Home voltar para home

Gestão de RH - 26/09/2022

Conheça 4 dicas para humanizar o desempenho da equipe

Humanizar o desempenho da equipe não é uma tarefa fácil, porém, necessária em todas as corporações. Quando falamos de análise de desempenho, avaliações de metas e outras formas de medição sobre o progresso dos colaboradores, é fácil pensar em números, métricas, gráficos, taxas e mais. Mas embora seja bom para o setor de Recursos Humanos ser orientado por métricas, não significa que seja a única forma de calcular a qualidade do trabalho de uma equipe. Por traz de cada número está um funcionário com sonhos, ambições, problemas pessoais, limitações e outras questões, e isso é fácil de esquecer. 

 

As avaliações de desempenho são uma oportunidade para aumentar a pontuações de satisfação dentro da empresa, porém, além disso, há dois pontos importantes: medir o desempenho e desenvolver os colaboradores. O desenvolvimento é o elemento mais valioso das avaliações de desempenho da equipe, pois quando os colaboradores melhoram suas habilidades pessoais e profissionais, também melhoram como companheiros de equipe e funcionários.  

 

Garantir que os gestores da área deem feedbacks construtivos periodicamente é o primeiro passo para humanizar o desempenho da equipe, mas não é só isso que transformará a empresa em um ambiente de desenvolvimento. Para serem efetivos, seus processos de desempenho geral precisam ser justos e claros. É possível humanizar seu processo de desempenho com o apoio dos colaboradores utilizando quatro necessidades psicológicas. São elas: justiça, certeza, progresso e significado.  

 

l – Justiça

 

A justiça é um dos indicadores mais fortes do desenvolvimento dos funcionários. Quando os funcionários entendem e confiam nos processos de revisão da empresa, é provável que aceitem com mais facilidade resultados positivos e negativo. Por outro lado, se considerarem o processo injusto, é mais provável que fiquem desmotivados e sem estímulos para continuar na empresa.  

 

Construir processos de desempenho justos e transparentes pode trazer benefícios para toda a equipe. Mostrar aos colaboradores como eles são avaliados, quem está analisando cada processo e qual o real motivo das reuniões, conversas e gráficos, pode fazer com que eles se sintam mais à vontade para demonstrar dificuldades e limitações. Processos pouco consistentes e classificações errôneas podem arruinar a confiança dos funcionários, trazendo desequilíbrio e desarmonia para a empresa.  

 

Por isso, é importante deixar claro o que a empresa está fazendo para manter a justiça nas avaliações e como está instaurando mecanismos para humanizar o desempenho da equipe. 

 

ll – Certeza

 

A certeza está atrelada à verdade e nos permite tomar decisões assertivas. A incerteza, muitas vezes, preenche as lacunas dos pensamentos com os piores cenários. Por isso, é essencial que haja conversas claras e objetivas entre os colaboradores e gerentes.  

 

Solicite aos gerentes que forneçam a cada um de seus funcionários, definições claras de o que é o bom desempenho, como estão se saindo hoje e as expectativas para o futuro. Incentive-os a ter essas conversas constantes e sempre que necessárias. Essa comunicação contínua ajuda a garantir que os colaboradores se sintam atualizados sobre as últimas mudanças organizacionais e seguros sobre o que está por vir no futuro. 

 

lll – Progresso

 

Todo colaborador quer sentir que está evoluindo profissionalmente e melhorando suas habilidades, assumindo novas responsabilidades e atingindo suas metas. Mas acima de tudo, quer ser reconhecido pelo esforço. Para o progresso acontecer de forma gradual, é necessário que haja um equilíbrio entre estagnação e mudança, perpetuar em um dos dois polos não é saudável para nenhuma equipe. 

 

Uma forma de estabelecer essa comunicação de forma clara é utilizando os planos de carreira. Aos poucos, seguindo o passo a passo e estabelecendo metas a empresa atingirá o objetivo de humanizar o desemprenho da equipe. 

 

lV – Significado

 

Todo colaborador gosta de sentir que seu trabalho é importante e que está tendo um impacto positivo dentro da corporação. A maneira como sua empresa mede o desempenho afeta se os funcionários consideram seu trabalho significativo. Embora as métricas sejam valiosas para avaliar o sucesso e relatar o crescimento, outras métricas são importantes e precisam ser implementadas.

 

Por isso, meça o desempenho dos funcionários quantitativa e qualitativamente, equilibrando o resultado das métricas. Reconhecer a equipe pelo impacto de suas realizações dá a eles um senso de propósito e os ajuda a liderar carreiras mais gratificantes focadas em resultados, não apenas em metas, alcançando, assim, o primeiro passo para humanizar o desempenho da equipe. 

VOLTAR