Conteúdos Apdata

Comunicação em tempos de pandemia: qual a melhor forma de interagir com os funcionários?

Gestão de RH | 12 de junho de 2020

A pandemia do novo coronavírus tem trazido desafios diversos para a sociedade, e quando analisamos sob a ótica das relações de trabalho eles parecem ser ainda maiores. É fundamental que as empresas busquem formas adequadas de interagir e criar redes de apoio aos seus funcionários.

 

Para isso, a liderança do Recursos Humanos deve agir de forma integrada com o departamento de Comunicação Interna e fazer uso das tecnologias digitais disponíveis no mercado. Assim, juntos, poderão definir uma estratégia que vá guiar essa interação corporativa.

 

Veja aqui alguns pontos que devem receber atenção extra nesse momento.

 

Informações sobre o novo coronavírus

 

Sabe-se que há uma quantidade enorme de informações circulando a respeito do novo coronavírus, e que um percentual muito alto diz respeito às chamadas Fake News, ou notícias falsas.

 

Com isso, a empresa tem o dever de promover a divulgação de notícias reais e de qualidade, de forma que seus colaboradores estejam informados e atualizados.

 

Ou seja, aqui o objetivo é educar, e não gerar pânico ou assustar. Para isso, utilize dados oficiais de instituições de renome ou do Ministério da Saúde, que inclusive desenvolveu um portal focado em identificar as notícias falsas.

 

Nova rotina de trabalho

 

Assim que a Organização Mundial da Saúde definiu que estávamos vivendo uma pandemia e que o distanciamento social era indicado, muitas empresas instituíram, às pressas, a metodologia de trabalho remoto (home office).

 

Embora seja relativamente comum em diversas organizações, há um montante grande de colaboradores e gestores que nunca haviam trabalhado dessa forma.

 

Portanto, é fundamental que o Recursos Humanos promova maneiras de adaptação e institua algumas normas, tais como: Quais serão as ferramentas oficiais de comunicação entre equipes e para videoconferências; criação de protocolos para compartilhamento de arquivos corporativos; flexibilização de horários e metas.

 

Cuidado com a saúde

 

No caso das empresas que não tiveram a opção de implementar a rotina de trabalho remoto, é fundamental que haja um protocolo amplamente divulgado de como os colaboradores devem se proteger.

 

Além disso, deve haver pelo menos um profissional de saúde em cada turno e que esteja preparado para responder as dúvidas sobre o novo coronavírus, bem como atender os funcionários que tenham qualquer sintoma suspeito.

 

Porém, as empresas que estão trabalhando no modelo Home Office também precisam instituir um canal de comunicação aberto para que os colaboradores possam tirar suas dúvidas de forma ágil.

 

Transformação Digital

 

Note que a pandemia está acelerando a implementação de estratégias digitais dentro das organizações, porém é muito importante que o RH acompanhe de perto esse processo.

 

Afinal, a Transformação Digital não pode ser focada apenas na tecnologia, pois é uma mudança que depende da capacidade de adaptação das pessoas.

 

Assim, por mais que a situação global demande uma adequação informacional, a empresa precisa entender o que essa transformação realmente significa para os colaboradores.

 

Por fim, se esse trabalho entre RH e Comunicação for bem conduzido, ao fim da pandemia as organizações estarão fortalecidas e preparadas para desenvolver uma cultura de inovação.

 

Por mais que o novo coronavírus esteja trazendo perdas irreparáveis para a humanidade, é importante utilizar este momento para repensar a relação das empresas com seus colaboradores e com a sociedade, de forma a promover mudanças que permaneçam para a posteridade.