Conteúdos Apdata

Como trabalhar a retenção do funcionário em 2023

Gestão de RH | 14 de março de 2023

Este é um momento desafiador para os gestores. Juntamento com suas funções do dia a dia, muitos enfrentam um longo ciclo de recrutamento e retenção do funcionário em suas equipes. De acordo com a consultoria Gartner, o ritmo atual de rotatividade de colaboradores é de 50 a 75% maior do que as empresas experimentaram anteriormente, e o problema é agravado por levar 18% mais tempo para preencher as funções do que antes da pandemia.  

 

Com isso, gestores são cada vez mais pressionados e precisam buscar talentos em um mercado caro e competitivo, e necessitam que seus esforços sejam reorientados para a retenção do funcionário. Ao mesmo tempo, líderes precisam agir para permitir que seus gerentes mantenham seus talentos e, ao mesmo tempo, sejam capazes de entregar resultados.  

 

Gestores precisam, principalmente, de ajuda com três pontos para trabalhar a retenção do funcionário em 2023. Primeiro, necessitam de ajuda para mudar o foco das conversas sobre carreira e promoção para desenvolvimento.  

 

Em segundo lugar, eles precisam de ajuda para criar uma cultura e uma estrutura que apoie os experimentos de carreira.  

 

Finalmente, os gerentes precisam ser recompensados não por reter pessoas em suas equipes, mas por reter pessoas (e seu potencial) em toda a organização. 

 

Como melhorar a experiência e a retenção do funcionário 

 

Como a experiência e o processo de retenção do funcionário muitas vezes são intangíveis, é aconselhável dividir o conceito em componentes mais gerenciáveis, mensuráveis e acionáveis. 

 

Uma das estratégias mais importantes para a retenção do funcionário é aumentar o envolvimento de seus colaboradores com sua organização. Um funcionário desengajado pode ter moral mais baixa. Certifique-se de dar voz a todos, fazendo-os sentir-se ouvidos e mostrando-lhes que suas opiniões são importantes. 

 

É importante introduzir oportunidades para que seus funcionários se sintam seguros em dar feedback. Funcionários do chão de fábrica, por exemplo, certamente sabem mais do que os colaboradores do RH sobre melhores maneiras de realizar determinadas tarefas ligadas à linha de produção.  

 

Portanto, dar a eles a oportunidade de se comunicar e colaborar em melhorias no fluxo de processos e no ambiente de trabalho os ajudará a se sentirem como se tivessem participado no desenvolvimento da cultura, assegurando que permaneçam engajados e facilitando a tarefa de acionar políticas de retenção do funcionário.  

 

Da mesma forma, o RH não deve forçar o engajamento desnecessário ou promover atividades sem um objetivo, ou solução específica em mente. Para aqueles trabalhadores que não desejam participar de uma atividade não relacionada ao escopo do seu cargo, a participação forçada em ações sociais ou outras que não estejam ligadas ao trabalho, pode ser um motivo para se desligar da empresa.  

 

Cada local de trabalho é diferente e cada um pode requerer estratégias únicas de retenção do funcionário – uma das melhores maneiras de evitar esse problema é perguntar aos colaboradores o que eles preferem. 

 

Quais as melhores estratégias para a retenção do funcionário? 

 

Remuneração competitiva, ofertas relacionadas ao bem-estar e desenvolvimento profissional podem oferecer benefícios diretos aos próprios funcionários. Embora a empresa possa não ser capaz de entregar tudo o que o colaborador procura em cada uma dessas áreas, o RH pode escolher algumas dessas estratégias para se concentrar, e poderá começar a trabalhar para aumentar a política de retenção do funcionário. 

 

Além disso, oferecer a oportunidade de trabalho em casa, horários flexíveis, promover um equilíbrio entre vida profissional e pessoal e reduzir o esgotamento dos colaboradores são estratégias importantes para ajudar na retenção do funcionário. Como certos tipos de negócios não permitem horários flexíveis ou trabalho remoto devido à sua natureza, pode fazer sentido focar na promoção de um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal e oferecer estratégias para reduzir o esgotamento. 

 

Criar uma cultura forte por meio de reconhecimento, engajamento, trabalho em equipe e boas práticas de contratação e gestão são estratégias para criar o melhor ambiente para seus funcionários. Tudo isso é fundamental, independentemente do seu tipo de negócio, mas pode fazer sentido focar mais ou menos em alguns pontos, dependendo do setor econômico do negócio. 

 

Bem-estar é fundamental na retenção do funcionário 

 

Após três anos difíceis no local de trabalho e no mundo em geral, as organizações devem continuar fazendo o possível para apoiar os trabalhadores cujo bem-estar continua sendo afetado.  

 

Muitos gatilhos de estresse não foram embora com. De acordo com o relatório Workplace Mental Wellbeing Trends 2023 da Koa Health, empresa especializada em bem-estar, 56% dos empregadores disseram que a saúde mental era uma prioridade em seu local de trabalho e 42% dos empregadores planejam aumentar os gastos com a saúde mental dos funcionários este ano. 

 

O importante é avaliar todas as opções para gerar mais satisfação e engajamento, e ter a certeza de que os colaboradores se sentem valorizados, o que vai levar a uma melhor experiência, maior engajamento e melhores índices de retenção do funcionário.  

 

Saiba como a solução GA – Global Antares, desenvolvida pela Apdata para a gestão do capital humano, pode contribuir para uma melhor estratégia de retenção do funcionário.  

 

Vem aí a 26ª edição do Top Of Mind de RH, premiação mais importante do nosso segmento. A votação já está aberta e a Apdata concorre nas categorias Atração e Retenção de TalentosTecnologia para Gestão de RH.

 

Clique aqui e ajude a Apdata a conquistar essa estrela.