Conteúdos Apdata

Cinco temas para pensar no retorno do escritório

Gestão de RH | 16 de abril de 2021

Após terem lidado com o primeiro grande desafio imposto pela pandemia de Covid-19 – a necessidade imediata de home office –, chegou a hora de os profissionais de Recursos Humanos começarem a criar estratégias para o retorno aos escritórios.

 

Ainda que não se tenha previsão de quando isso será possível e permitido pelas autoridades competentes, é importante utilizar este período para garantir que a volta seja segura para todos.

 

O retorno deve ser gradual e realizado em fases. Até o momento todos os colaboradores de funções administrativas estão trabalhando de suas casas e apresentando bons resultados – em alguns casos a produtividade até aumentou. Portanto não há motivos para acelerar a volta e colocar as pessoas em risco.

 

Veja cinco ações  que sua empresa deve considerar para planejar a volta dos colaboradores ao ambiente físico.

 

Promova a saúde mental

 

É impossível saber quais dificuldades e barreiras seus funcionários estão enfrentando durante o isolamento e quais são seus maiores medos em retornar para o escritório. Assim, é importante realizar, desde já, ações que promovam a saúde mental daqueles que se dedicam diariamente, em meio à pandemia, para que sua empresa tenha bons resultados.

 

Existem diversas maneiras de promover a saúde mental de forma assertiva. Desde vídeos explicativos, reuniões para tratar dos temas que mais afetaram as pessoas, e até organizar eventos virtuais que possam explicar e endereçar temas como isolamento, por exemplo, são válidos. O seu plano deve contemplar as características do seu público interno.

 

Identifique aqueles que foram diagnosticados com Covid-19

 

Para criar protocolos adequados e garantir que todos estejam protegidos contra o novo coronavírus é fundamental identificar quais colaboradores foram diagnosticados com a doença durante o isolamento social, que apresentaram sintomas ou tiveram algum familiar afetado. No caso desses profissionais, as empresas têm variado no que tange à conduta. Algumas organizações têm realizado testes para o retorno desses profissionais ao trabalho, outras solicitam — quando há a identificação de um fator de risco– que esses profissionais cumpram o período de isolamento social de 15 dias.

 

Crie novos protocolos internos

 

Mesmo ao final da pandemia as coisas não serão exatamente como antes. Será preciso criar novas formas de lidar com a rotina, principalmente no que diz respeito à higienização de espaços, distanciamento das mesas, regras de convivência e outros detalhes. É muito importante que essas regras sejam claras e estejam visíveis a todos os funcionários. Utilizar os meios de comunicação interna para reforçar esses pontos é um bom começo.

 

Estimule o uso da tecnologia

 

O uso de soluções digitais no cotidiano é fundamental para reduzir o contato presencial e a troca de documentos físicos. Portanto, a Transformação Digital ganha espaço e as soluções da Apdata auxiliam nesse processo.

 

Um bom exemplo dessas tecnologias são os portais de RH que auxiliam gestores e funcionários a resolver demandas do dia a dia de forma muito prática. Hoje, o avanço dos portais de RH permitem que os profissionais façam a gestão de férias, consultem demonstrativos de pagamento, realizem a marcação de ponto, entre outros aspectos via app mobile.

 

Compartilhe o andamento da estratégia

 

A maneira mais efetiva de garantir que os funcionários confiem no plano de retorno é compartilhar o andamento da criação da estratégia e permitir que todos façam parte dessa construção e sejam ouvidos. Esses materiais podem ser disponibilizados e acessados pelo Portal RH, – também oferecido pela Apdata – um canal de gestão de pessoas que democratiza a distribuição da informação para toda a organização.

 

Além de compartilhar, periodicamente, as novidades com relação ao plano de retorno, é preciso disponibilizar um contato para os colaboradores emitirem suas opiniões e darem sugestões para uma volta segura a todos, bem como compartilharem seus maiores medos e angústias para esse momento.

 

Essa é uma situação muito nova para todas as empresas, portanto aquelas que compartilharem estratégias e aprendizados estarão muito mais preparadas para lidar com os desafios do mundo pós 2020. É um momento que demanda estudo, análise e discussões constantes além de muita união entre os profissionais de Recursos Humanos.