Conteúdos Apdata

A importância do RH algoritmo

Gestão de RH | 15 de março de 2023

As organizações estão cada vez mais adotando o RH algoritmo para a tomada de decisões e essa tendência é reforçada pelos provedores de soluções, que afirmam que suas ferramentas de Analytics são eficientes e objetivas, minimizando seus possíveis vieses.  

 

Isso nos leva de volta à ciência de dados e aos novos usos da tecnologia de aprendizado de máquina e pelos algoritmos que ele gera. Seu desenvolvimento é diferente da análise estatística em RH com a qual a maioria de nós tem mais familiaridade.

 

O aprendizado de máquina não começa com uma hipótese. Começa com um objetivo, que é criar um modelo – um RH algoritmo – que acompanha o mais próximo possível o desempenho dos funcionários. Quanto mais dados tivermos sobre esses colaboradores, melhor. O que você obtém no final desse processo é um RH algoritmo que combina os dados dos candidatos anteriores de forma a identificar quem teve sucesso e que pode ser usado para prever qual dos novos candidatos deve ser contratado. Os gestores podem simplesmente inserir suas informações no RH algoritmo e contratar os novos candidatos com as pontuações mais altas. 

 

Esse algoritmo preverá os resultados melhor do que qualquer tecnologia que vimos antes. Como qualquer modelo formal, porém, é fácil ver se ele tem um impacto diferente sobre os grupos minoritários. Para se defender de acusações de viés, os empregadores precisam validar o RH algoritmo, mostrando que ele, de fato, previu melhor quem seria um bom funcionário do que testes alternativos que não tiveram impactos adversos. Isso é especialmente complicado de se fazer com algoritmos porque simplesmente explicar o que eles fazem é difícil, e justificá-lo ainda mais difícil, já que há tantas coisas no modelo trabalhando juntas que não temos uma hipótese clara do seu funcionamento. 

 

As práticas de contratação tradicionais também são tendenciosas, e há uma chance extremamente alta de que o RH algoritmo seja muito melhor em prever quem será um bom funcionário, além de ser menos tendencioso do que as decisões de contratação de gestores não treinados. 

 

Como usar o RH algoritmo 

 

Quando se trata de modelagem preditiva e análise para descobrir o padrão que permite estudar os movimentos dos funcionários e as tendências futuras no departamento de RH, as informações sobre a força de trabalho da organização são as mais relevantes. Profissionais e gerentes podem usar o RH algoritmo para descobrir os fatores que levam ao cumprimento eficiente do escopo do cargo e influenciam a retenção de funcionários. 

 

Identificar as características que tornam os funcionários bem-sucedidos pode ajudar a equipe de contratação a atrair candidatos produtivos para a organização. Por outro lado, retificar as causas da rotatividade e atrito é igualmente essencial para o planejamento da força de trabalho. 

 

O RH algoritmo pode ajudar as empresas a responder às seguintes perguntas: 

 

  • Quem está prestes a deixar a empresa? 
  • Quais são os motivos que levam o funcionário a sair? 
  • Quais são as possíveis soluções para retê-los? 

 

Os algoritmos também ajudam a identificar falta de habilidades e necessidades de liderança, ajudando as empresas a reduzir o risco de falta de recursos humanos. Em resumo, os algoritmos preveem a capacidade da força de trabalho, identificando possíveis problemas e agindo antes que surjam problemas.  

 

Uma nova proposta de valor para os funcionários  

 

A satisfação e a retenção dos funcionários são fundamentais para o sucesso do negócio, pois ajudam a manter uma vantagem sobre os concorrentes. E esta é uma área chave onde os algoritmos estão mudando o cenário. O RH algoritmo combina RH orientado por dados e psicologia comportamental.  

 

Essas informações são obtidas a partir do ambiente de negócios da empresa e de pesquisas internas. Em seguida, os dados são processados para identificar as principais mudanças comportamentais que terão o maior impacto positivo na felicidade da força de trabalho. 

 

O processo de contratação com o RH algoritmo 

 

Qualquer profissional de RH lhe dirá que sua tarefa não é apenas contratar e demitir. Mas a tarefa de supervisionar a contratação e a integração ainda é fundamental para o RH. É também uma área na qual os algoritmos têm uma influência considerável. 

 

O impacto do RH algoritmo na contratação foi amplamente testado e analisado. Vários estudos, incluindo um do National Bureau of Economic Research, chegaram à conclusão de que o recrutamento orientado por dados e algoritmos leva a contratações de maior qualidade para as empresas. 

 

As razões para isso, embora diversas, se resumem a alguns fatores importantes. Um dos principais benefícios da tomada de decisão baseada em dados é a variedade das fontes de informações disponíveis para os algoritmos. A segunda é a remoção dos preconceitos humanos, o chamado viés. 

 

Os algoritmos podem coletar e processar um grande volume de dados e analisar informações de currículos e de diversas outras fontes, o que lhes permite construir uma visão abrangente de qualquer candidato. 

 

Esses dados permitem identificar as qualidades que fazem um funcionário ser altamente produtivo. As equipes de contratação podem procurar essas qualidades nas habilidades e na personalidade e escolher as pessoas mais adequadas para o trabalho. Isso não apenas contribui para uma contratação melhor, mas também permite que as equipes tomem decisões muito mais rapidamente do que antes. 

 

A tomada de decisão baseada em evidências e orientada por dados tornou-se mais comum nos últimos anos. O RH algoritmo pode ajudar a lidar com a crescente complexidade dos problemas que os gerentes enfrentam todos os dias. As capacidades de processamento de dados de sistemas algorítmicos vão muito além do possível pelo ser humano. Eles podem levar em consideração todos os dados relevantes e excluir fatores irrelevantes. Isso permite uma tomada de decisão objetiva e justa, baseada em dados. Além disso, pode reduzir o viés na tomada de decisões. 

 

Vantagens do RH algoritmo para os funcionários  

 

Os algoritmos podem criar insights sobre o progresso, tarefas e projetos dos colaboradores. Eles também são usados para melhorar o bem-estar dos funcionários. Esses algoritmos analisam as necessidades e metas dos colaboradores e recomendam programas de treinamento e desenvolvimento. O RH algoritmo também pode rastrear e avaliar o que é mais importante para o bem-estar e a motivação e entregar recomendações aos gerentes sobre como criar um ambiente saudável. 

 

Os benefícios da gestão baseada no RH algoritmo e como sua adoção pode ajudar as empresas a se manterem à frente da concorrência são claros. Os algoritmos não só melhoram a eficiência, mas também aprimoram a tomada de decisões.  

 

Automatizar tarefas executadas por humanos (como fornecer feedback) representa uma enorme mudança. Transformar essa mudança em algo positivo e sustentável está nas mãos de todos os envolvidos.  

 

Mas é preciso ficar atento ao fato de que não existe uma abordagem de tamanho único. Toda organização precisa passar por uma avaliação criteriosa dos benefícios e desafios que a introdução do RH algoritmo oferece para cada setor.