Conteúdos Apdata

7 métricas de engajamento que você deve considerar  

Gestão de RH | 07 de dezembro de 2021

Nas últimas décadas, o mundo corporativo passou por uma profunda transformação, desde focar na experiência do cliente até entender como a experiência do funcionário, sua satisfação e bem-estar, impactam nos negócios.  Além disso, de acordo com o Gartner funcionários engajados têm 87% menos probabilidade de buscarem um novo emprego. 

 

E o que é engajamento do funcionário? Basicamente, é o vínculo emocional desse funcionário com a empresa, seu nível de satisfação e, claro, isso varia de acordo com diversos fatores durante toda sua jornada – e pode começar até mesmo antes dele ser contratado, durante o processo de seleção. 

 

Dessa forma, assim como já fazem com seus clientes, as empresas buscam analisar esses fatores para entender o que realmente impacta no engajamento e satisfação da força de trabalho em todos os pontos da jornada do empregado, de forma que o RH possa criar uma estratégia que contribua para melhorar a experiência desse funcionário. 

 

Métricas essenciais

 

Conhecer o nível de engajamento dos funcionários depende de diversas variáveis e é nesse ponto que muitos executivos de RH podem cometer alguns erros sobre o que deve ser monitorado e analisado. 

 

Tempo de contratação


Mede o tempo em que um candidato mostra seu interesse pela vaga e envia seu currículo até o momento em que aceita a oferta de trabalho. Apesar da “pressa ser inimiga da perfeição”, um tempo de contratação muito longo pode mostrar problemas no processo de recrutamento que precisam ser analisados para torná-lo mais eficiente. 

 

Custo de contratação


Como o nome diz, mede quanto o processo de recrutamento custa para a empresa. E, obviamente, esses custos precisam ser identificados e reduzidos ao máximo, desde que não prejudique a eficiência do processo. Esses gastos podem ser internos e externos como salários, entrevistas, sites de vagas, etc. Além disso, podem variar de acordo com o cargo, função, departamento que requisitou a vaga, entre vários outros critérios. 

 

Onboarding

 

O onboarding é o processo de integração do funcionário recém-contratado e sua métrica analisa o sucesso dessa contratação. E isso pode variar de empresa para empresa já que indicadores também variam e podem incluir o desempenho, a satisfação do gestor, entre outros fatores que devem ser analisados para entender se o processo de integração foi bem feito. 

 

Absenteísmo 

 

Monitorar a taxa de ausências dos funcionários, sejam justificadas ou não, é uma ótima métrica para entender se a estratégia de engajamento está funcionando, pois uma alta taxa de absenteísmo pode mostrar que a força de trabalho está insatisfeita. 

 

Rotatividade ou Turnover 

 

Da mesma forma o índice de rotatividade, que mostra o número de funcionários que deixaram a empresa em um determinado período, é essencial para monitorar o engajamento. A métrica detecta problemas que vão desde a qualidade da contratação do funcionário e eficiência no processo de onboarding até a experiência do funcionário e a capacidade da empresa em reter seus talentos mais preciosos. No caso da saída de funcionários recém-contratados, é possível mensurar o turnover recente e encontrar lacunas nos processos de recrutamento e seleção que impactaram diretamente na experiência e engajamento desse funcionário. E, em relação aos funcionários que foram demitidos, a métrica turnover de desligados considera o número de empregados dispensados por problemas com seu desempenho.  

 

eNPS (Employee Net Promoter Score)


O eNPS avalia se o funcionário recomendaria a empresa para seus parentes e amigos por meio de uma questão simples: “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar esta empresa como um ótimo lugar para trabalhar?”.  Os funcionários que derem uma nota abaixo de 6 serão considerados detratores e dificilmente recomendarão a empresa devido à uma experiência ruim e baixo nível de satisfação. Notas 7 e 8 são consideradas passivas, são funcionários com uma experiência neutra. Já funcionários que deram notas 9 ou 10 são os promotores. Funcionários satisfeitos e motivados, e que defendem a empresa em que trabalham. 

 

Desempenho e produtividade 

 

Funcionários engajados têm melhor desempenho e maior produtividade. Essa métrica permite analisar os funcionários que precisam de maior atenção por parte de seus gestores e RH, pois lacunas na estratégia de treinamento ou onboarding podem impactar diretamente na satisfação e experiência desse funcionário, o que representa queda em seu desempenho. 

 

Com base nessas informações, o RH pode reavaliar sua estratégia de gestão da força de trabalho e entender o que pode estar causando problemas. Nenhum desses números deve ser vistos individualmente, mas é necessário analisar o contexto por trás das informações, pois o problema pode não ser apenas o funcionário, mas diversos outros fatores organizacionais que precisam ser revistos e transformados para tornar o ambiente de trabalho mais saudável. 

 

O GA – Global Antares, é o sistema de Solução Integrada para a Gestão Completa do Capital Humano, e proporciona flexibilidade, alta tecnologia e alta performance. Alcance a excelência no alinhamento da ações do RH com a ajuda da Apdata. Fale conosco e saiba mais.