Conteúdos Apdata

Terceirização de múltiplos processos em RH deve aumentar até 2020

Gestão de RH | 23 de maio de 2019

A área de Recursos Humanos caminha a passos largos rumo a mais tecnologia, integração e, principalmente, inteligência. Isso é o que apontam diversas pesquisas realizadas sobre a evolução do mercado de RH no mundo todo – o que dá cada vez mais espaço a ferramentas e soluções que conseguem terceirizar múltiplos processos em RH.

 

Esse crescimento será impulsionado por empresas que buscam parceiros estratégicos que possam suportar um modelo de RH de próxima geração, na qual a tecnologia é utilizada para reduzir custos, melhorar a eficiência do processo e integrar uma experiência de trabalho intuitiva e transparente. Para se ter uma ideia do tamanho da importância da terceirização de processos em RH, uma pesquisa realizada pela Everest Group estima que esse mercado deverá movimentar US$ 5 bilhões até 2020.

 

Mudança total

 

Um dos principais motivadores do crescimento de soluções integradas para Recursos Humanos é o fato de que cada vez mais as empresas preferem fazer uma mudança de ponta a ponta em seus processos, em vez de se concentrar em transações de forma isolada –ou criando “ilhas” com sistemas diferentes em Recursos Humanos.

 

De fato, entre várias áreas de uma organização, o RH ganha destaque na utilização de soluções em nuvem – e essas ferramentas trouxeram como principal propósito a integração completa de diversos processos em RH, como folha de pagamento, gestão de talentos, benefícios, entre outros. Essa tendência acabou criando outros desdobramentos, como as soluções de autosserviço, que descentralizaram a gestão e os processos, dinamizando processos tanto para os profissionais de Recursos Humanos, quanto para os gestores das áreas.

 

Os ganhos da terceirização

 

Os sistemas globais de Recursos Humanos que integram ferramentas de autosserviço oferecem uma experiência agradável ao funcionário, possibilitada pela tecnologia, e também podem impactar de forma positiva os processos de recrutamento e seleção, na medida em que automatizam etapas, permitindo que os profissionais de RH fiquem dedicados à análise qualitativa dos candidatos, e não nos processos de terceirização.

 

O impacto da automação e terceirização de RH não fica limitado somente à área. Uma pesquisa da Harvard Business Review Analytic Services apontou que empresas com tecnologia ultrapassada têm um desempenho menor do que as organizações que contam com ferramentas mais modernas de Recursos Humanos. Além disso, 58% dos participantes dessa pesquisa declararam que a falta de tecnologia também impacta o poder de atração da empresa sobre novos talentos.

 

Terceirizar múltiplos processos do RH está ganhando espaço no mercado, seja por meio de um parceiro de negócios ou por soluções tecnológicas, trazem diversas facilidades e benefícios para a sua organização e seus colaboradores, entre elas a otimização do trabalho operacional, para que sua equipe possa se dedicar ao papel estratégico do departamento de RH.