Conteúdos Apdata

Aplicativos para RH ajudam as empresas a proporcionar mobilidade às equipes

Gestão de RH | 11 de outubro de 2018

Um dos maiores desafios de qualquer área de Recursos Humanos hoje é encontrar, dentre as diversas tecnologias oferecidas no mercado, fornecedores e soluções que realmente resolvam os problemas do dia a dia. Em empresas de Varejo, por exemplo, o desafio da gestão de RH é ainda maior –dada a descentralização das operações, o número de funcionários, e a natureza de algumas atividades.

 

Neste sentido, existem soluções de RH que já auxiliam os gestores a ter um melhor gerenciamento de suas equipes: as soluções mobile para RH, que incluem a possibilidade de realizar ações por celular para o funcionário e, para o gestor, a oportunidade de acompanhar, aprovar/reprovar e revisar algumas tarefas sem precisar estar dentro do ambiente da empresa para concluir a ação.

 

Ponto eletrônico por celular: pode?

 

Uma das novidades do RH Mobile é o ponto eletrônico por celular. Por meio da tecnologia de geolocalização (que utiliza os mesmos recursos do GPS) é possível que o funcionário bata o ponto por celular sem precisar ir até a empresa. Isso ocorre porque esse tipo de ferramenta permite que o gestor aponte, no software, quais são os locais permitidos ao funcionário bater o ponto.

 

E as empresas podem aderir ao sistema de controle de ponto sem preocupar-se com a legislação vigente. A portaria 373/2011 permite que as empresas tenham sistemas alternativos de ponto e controle da jornada de trabalho, desde que estejam autorizados pelos sindicatos da categoria e documentados por Acordo Coletivo.

 

Outros benefícios de uma solução mobile para gestores e funcionários

 

Quanto mais tecnológica for a área de RH, mais descentralizada fica sua gestão, ficando os gestores das áreas de Negócios também responsáveis pelo gerenciamento das necessidades do seu time. Isso é especialmente positivo, pois permite ao time de Recursos Humanos se concentrar cada vez mais no que é estratégico, automatizando as tarefas mais simples de RH.

 

Um benefício importante que um aplicativo mobile deve disponibilizar aos gestores é a lista de pendências, que permite acessar todas as requisições destinadas a ele, seja de seus funcionários ou por outras áreas da empresa, para execução as ações necessárias para o andamento do processo.

 

Para os funcionários, as aplicações mobile para RH incluem, além do ponto eletrônico, outros benefícios, tais como:

 

                - Acesso ao demonstrativo de pagamento: desonera o RH da necessidade de realizar o envio manual do hollerith ao funcionário. Ele também tem acesso à documentação mesmo estando fora da empresa;

                - Visualização do Espelho de Ponto: o funcionário consegue visualizar o seu espelho de ponto e ter acesso ao saldo de banco de horas para controle;

 

A Apdata desenvolveu um aplicativo mobile que permite que as empresas que já usufruem do Portal de RH do GA-Global Antares utilizem a ferramenta para descentralizar algumas das principais funções da tecnologia. Você pode conhecer mais sobre o aplicativo da Apdata para mobile –que é customizável de acordo com as necessidades do seu negócio aqui.

 

Um plano de treinamento e desenvolvimento deve dar aos funcionários o que eles precisam para realizar seu trabalho com excelência e contribuir para os resultados da empresa. Saiba como criar um plano efetivo nesse texto.