Conteúdos Apdata

O RH Digital: como a tecnologia está transformando o RH

Tecnologia e Inovação | 06 de dezembro de 2018

A transformação digital em RH é um assunto de grande importância para muitos profissionais – mas do que se trata o RH Digital, na prática? Basicamente, o novo RH Digital é um processo que envolve duas vertentes: a tecnológica, com a utilização de ferramentas mobile e cloud, além de gamificação, recrutamento digital e inteligência artificial; e o aspecto organizacional, com o alinhamento da cultura, talento, estrutura e processos para equilibrar eficiência e inovação, bem como garantir que o impacto da mudança na organização seja sustentável.

 

E a transformação do RH tem sido cobrada e acelerada em muitas empresas. Segundo o relatório “Global Human Capital Trends”, de 2017, da consultoria Deloitte, o RH tem seguido cada vez mais na direção da transformação digital. De acordo com o estudo, que entrevistou mais de 10 mil profissionais de RH em mais de 60 países, incluindo o Brasil, espera-se que a área lidere – ou seja coadjuvante – no processo de transformação digital.

 

A mudança tem sido rápida. Ao menos 56% dos respondentes da pesquisa afirmaram que programas de Recursos Humanos foram realinhados para oferecer mais experiências digitais e de mobilidade. Mais do que migrar para plataformas digitais, o RH também tem apostado na utilização de novas tecnologias: ao menos 33% dos entrevistados também já utilizam alguma ferramenta que conta com Inteligência Artificial.

 

O mercado de tecnologia para RH também está em transformação. Uma nova geração de produtos e soluções está a caminho e boa parte desses novos produtos apostam na mobilidade, inteligência artificial e na entrega de boas experiências aos usuários.

 

A mudança do paradigma digital

 

Existe uma clara mudança de paradigma quando se trata do RH Digital. O RH tradicional mantinha seu foco no design de processos e no desenvolvimento de rotinas para ganhar escala e agilidade.

 

A escolha da tecnologia também era feita de maneira totalmente diferente, e muitas vezes era realizada a partir da implementação de um software de ERP –cujo foco não era especificamente em RH.

 

O paradigma digital traz outra visão para o RH: o foco agora é na melhoria da produtividade, engajamento, trabalho em equipe e crescimento da carreira. As ferramentas tecnológicas escolhidas priorizam ferramentas de inovação e aplicativos que estejam mais acessíveis ao funcionário, a partir de qualquer lugar.

 

O RH Digital não é somente a adoção de uma tecnologia

 

A transformação digital do RH não passa somente pela adoção de novas plataformas tecnológicas. Também está relacionada à uma mudança de cultura dentro da própria área de RH.

 

Um primeiro ponto importante é que o ciclo de vida do empregado na organização é visto como uma jornada, podendo ser medido e acompanhado de maneira efetiva por meio da análise dos dados gerados. Outro aspecto que tem passado por mudanças profundas é a maneira como RH seleciona pessoas, com a inserção das tecnologias de Inteligência Artificial para a busca e pré-seleção de candidatos.

 

Mas a mudança de maior impacto certamente está na maneira como profissionais transitam entre a vida pessoal e profissional. O limite entre esses dois aspectos da vida é cada vez mais tênue, o que faz com que o funcionário acesse, por exemplo, mensagens pessoais durante o trabalho, mas também verifique seus e-mails corporativos durante períodos de folga. Com jornadas cada vez mais flexíveis, e a adoção do trabalho remoto, entre outras mudanças, é natural que o RH tenha que suportar essa transição, buscando na tecnologia ferramentas de interatividade e acessibilidade que permitam acompanhar esse período tão intenso de transformações.