Conteúdos Apdata

RH começa a aplicar a metodologia Agile

Tecnologia e Inovação | 28 de novembro de 2018

Muito conhecida e utilizada na área de TI, a metodologia Agile, ou Ágil, surgiu para vencer desafios no desenvolvimento de software. Hoje, entretanto, é adotada por diversas outras áreas da empresa e tem como objetivo trazer benefícios para que a companhia possa responder rapidamente às mudanças no mercado.

 

Mas como isso pode estar relacionado a Recursos Humanos?

 

Um artigo publicado pela Harvard Business Review explica essa mudança de paradigma. O RH tem apostado na visão de um modelo mais simples trazido pelas metodologias ágeis – e isso significa deixar de lado uma abordagem muito ligada a planejamento e regras, em direção a um modelo mais rápido, guiado principalmente pelo feedback das pessoas envolvidas no processo.

 

Essa visão é baseada em três características principais:

 

  1. Foco no cliente

 

Os clientes estão cada vez menos dependentes das empresas, a fidelidade quase não existe e, graças a mobilidade, estão encontrando novas opções para se relacionarem. É ele quem manda no mercado. Em empresas ágeis, o objetivo é oferecer mais valor a eles.

 

  1. Equipes pequenas

 

O trabalho deve, na medida do possível, ser feito por pequenas equipes multifuncionais, em ciclos curtos, com feedback contínuo.

 

  1. Organização como rede

 

A organização deve funcionar como uma rede fluida e transparente em que todos colaboram para um objetivo comum de encantar o cliente. As comunicações devem fluir facilmente em todas as direções e as ideias podem vir de qualquer lugar.

 

Um novo RH

 

Com a transformação digital, existem níveis de maturidade diferentes para o RH em diferentes empresas. Em algumas organizações, o RH ainda é identificado como “executor” – que trata a equipe como um recurso que pode ser manipulado para aumentar a eficiência organizacional.

 

Em outras organizações, porém, o RH evoluiu para um perfil “moderador”, em que a área estaria mais voltada a buscar maneiras para auxiliar a empresa a atender às necessidades dos funcionários, bem como da própria organização.

 

Algumas tendências apontam agora um terceiro viés para o RH, como parceiro de negócios Agile, no qual o RH concentra-se na entrega de valor para os clientes internos e externos, deixando de lado o que não contribui para esse objetivo.

 

Conheça os três princípios para o Agile em RH

 

A organização Agile Alliance Brazil, criada para dar apoio e fomentar ações para desenvolver a comunidade ágil brasileira, listou três princípios para o Agile em RH. Confira:

 

Aumento da produtividade e coesão

 

Neste ponto, o RH deve trabalhar em colaboração com outras áreas para entregar os projetos sem surpresas – tanto na questão de tempo quanto de qualidade, além de desenvolver um conjunto de produtos e serviços relacionados à jornada do funcionário dentro da organização.

 

Melhorar habilidades e tempo de resposta

 

Neste princípio, o RH deve priorizar o trabalho que traga benefícios para o maior número de pessoas, além de responder rápido às prioridades.

 

Agir como um RH único

 

O RH deve trabalhar com todas as outras áreas da empresa para gerenciar expectativas e prioridades. O modelo de trabalho deve sempre privilegiar a colaboração e a tomada de decisão.

 

Embora pareçam simples, essas mudanças são substanciais – leve em consideração que até alguns anos atrás o RH era medido somente pela implementação de processos e por garantir um padrão processual –desde o arquivamento de documentos até a geração da folha de pagamento. A visão Agile traz uma revolução para a área, que passa a ter um olhar maior sobre a resolução de problemas estratégicos do próprio negócio.