Conteúdos Apdata

Medicina e Segurança do Trabalho: como otimizar os processos da sua empresa

Tecnologia e Inovação | 10 de outubro de 2018

Com a entrada do eSocial, as empresas precisam rever todas as práticas de gestão e envio de informações ao governo. A melhor forma para atender às obrigatoriedades é adotar um sistema integrado, que reúne todas as informações necessárias e ajuda o RH a organizar dados e evitar falhas ou documentos faltantes no envio.

 

O mercado pede por mais agilidade e produtividade e a tecnologia vem para ajudar nesse processo –o eSocial foi um fator decisivo na implementação de uma forma de gerir a área de Medicina e Segurança do Trabalho. A finalização desse processo tem data para acontecer: em julho de 2019, todas as empresas deverão enviar os dados de segurança e saúde do trabalhador ao eSocial.

 

Até a implementação do eSocial, uma empresa reportava um incidente envolvendo qualquer aspecto médico da vida do funcionário, ou questões relativas à Segurança do Trabalho para a eventual inscrição desse funcionário no INSS – caso a licença médica ultrapassasse os 15 dias.

 

Acesso às informações

 

Um dos aspectos mais importantes do eSocial é que o sistema possibilita o cruzamento de informações-chave sobre os funcionários da empresa. Todas as informações sobre os postos de trabalho da empresa deverão ser informadas por meio da plataforma, e periodicamente o empregador também deverá informar quais os funcionários têm direito à insalubridade, periculosidade e aposentadoria especial, fornecendo justificativas documentais para essas informações.

 

Isso também vai permitir que o empregado consulte eletronicamente as informações fornecidas pelo empregador –sem o eSocial isso só é possível a partir da requisição do Perfil Profissiográfico Previdenciário – ou PPP – que pode ser utilizado na hora de o profissional solicitar aposentadoria especial. O Programa de Prevenção a Riscos Ambientais – PPRA—também poderá ser consultado online.

 

Além desses documentos, as empresas também terão que prestar contas informando os eventos discriminados, dentro do layout de Medicina e Segurança do Trabalho do eSocial, tais como convocação de trabalho intermitente, afastamento temporário, estabilidade, início e término das condições diferenciadas de trabalho, entre outros.

 

Tecnologia para os processos de Medicina e Segurança do Trabalho

 

O eSocial deixa claro a necessidade das empresas estarem preparadas tecnologicamente para cumprir todos os eventos exigidos pelo programa, bem como organizar os documentos de modo a enviá-los de maneira correta –já que diversos órgãos vão verificar as informações disponíveis. Um erro no envio de dados poderá resultar em uma multa amarga para as organizações.

 

Por conta disso, a Apdata adaptou seu módulo de Segurança do Trabalho –parte integrante do GA, o sistema Global Antares—às necessidades do eSocial. A Apdata, inclusive, é uma das únicas empresas que possuem mensageria nativa, facilitando a comunicação do sistema interno da organização ao eSocial.

 

O módulo de Segurança do Trabalho fornece automação, flexibilidade e recursos para operacionalização e gestão informatizada de todas as atividades, além de subsidiar os profissionais da área em relação à legislação nacional e requisitos internacionais.

 

A Apdata também conta com o módulo de Medicina Ocupacional, que transforma dados provenientes de diversas fontes e sistemas em informações acessíveis, já que trabalha de forma integrada com outros softwares, permitindo uma tomada de decisão mais ágil e assertiva por parte dos profissionais de saúde e, também, das equipes de RH.

 

Com a automação do gerenciamento dos atendimentos de saúde, os profissionais podem gastar menos tempo com as tarefas burocráticas e administrativas, como convocações para verificações periódicas, campanhas de imunização, entre outras. Assim, ganham mais tempo para aplicar seus conhecimentos nas suas respectivas áreas.

 

Com todas essas funcionalidades o módulo de medicina e segurança do trabalho, que faz da solução GA – Global Antares, desenvolvida pela Apdata, uma solução única e completa para a gestão do capital humano, garante a conformidade com todas as regras, agiliza as tarefas e, principalmente, contribui para um ambiente de trabalho mais seguro.

 

Para além do eSocial: otimizar processos também reduz riscos

 

Segundo um estudo Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, desenvolvido pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), o Brasil perde anualmente 4% do seu PIB (Produto Interno Bruto) com gastos decorrentes de acidentes de trabalho.

 

Os dados acima demonstram a importância de otimizar os processos de gestão de medicina e segurança do trabalho, oferecendo aos líderes de RH e aos profissionais da área de saúde – médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, entre outros - ferramentas que permitam gerenciar de forma efetiva toda a rotina de saúde dos contratados e terceiros, tanto no âmbito ocupacional quanto assistencial, otimizando o tempo e minimizando a probabilidade de erros.

 

Dessa forma, é possível realizar um trabalho mais proativo e focado na saúde do trabalhador. Um sistema integrado permite que os profissionais façam um acompanhamento de cada funcionário a fim de evitar que danos graves à saúde sejam causados.

 

Nesse texto falamos mais sobre a organização da Segurança do Trabalho.