Conteúdos Apdata

Tenha tranquilidade com os resultados dos cálculos da sua folha de pagamento com o LPC da Apdata

Gestão de RH | 11 de outubro de 2018

No Brasil, a gestão da folha de pagamento, com todos os cálculos trabalhistas, previdenciários e tributários envolvidos, não é uma tarefa fácil.

 

Para se ter uma ideia da complexidade da gestão de folha de pagamento, o Brasil tem o maior nível de encargos e direitos trabalhistas do mundo. O resultado disso é que o País conta com um dos sistemas mais complicados do mundo.

 

Simplificando a gestão de folha de pagamento

 

Realizar todos os cálculos da folha de pagamento com a certeza de que as legislações e políticas da empresa serão cumpridas, parece ser uma missão quase impossível e, por ser uma tarefa extremamente sujeita a erros, os riscos para a empresa são enormes. Os cuidados necessários para que todos os cálculos sejam efetuados e conferidos acaba absorvendo parte considerável do tempo da equipe.

 

Todo esse trabalho pode ser simplificado com a implantação de uma solução flexível de gestão de Recursos Humanos, que permita à empresa a configuração de todas as suas regras de negócio legais e específicas, como a desenvolvida pela Apdata, o GA – Global Antares, que inclui a exclusiva tecnologia LPC – Linguagem Padrão de Cálculo, evitando as costumeiras e trabalhosas customizações que geram elevados custos.

 

A LPC, linguagem de cálculo exclusiva Apdata, facilita tanto a criação como a depuração dos mais diversos cálculos que a empresa possui em gestão de pessoas. Ao contrário das fórmulas matemáticas utilizadas normalmente, essa inovação facilita a vida do usuário, com um conceito de Linguagem Vertical e não Horizontal de cálculos.

 

Vertical porque, na realidade, qualquer profissional poderá fazer a conferência dos cálculos de forma simples. Uma das vantagens do uso da LPC é a facilidade de se fazer um cálculo de maneira muito próxima ao procedimento manual, de acordo com as regras de negócios das empresas.


Além disso, a tecnologia exclusiva da Apdata oferece total transparência no processo a partir da ferramenta de monitoração, que facilita e agiliza tanto o conhecimento quanto a depuração e entendimento de qualquer cálculo no sistema de gestão de folha de pagamento.

 

Folhas complexas

 

O LPC é importante para todas as empresas, especialmente quando o gestor de RH precisa fazer cálculos de folhas mais complexas, como as que utilizam bônus, ILP (Incentivo de Longo Prazo), cálculos de PLR (Participação nos Lucros e Resultados), jornadas de trabalho flexíveis ou muito específicas como as de instituições de ensino ou do segmento hospitalar e entro outras situações.

 

O PLR, por exemplo, pode virar uma “dor de cabeça”. Se houver mudanças no cálculo, é natural que haja muitas dúvidas e dificuldades até do próprio pessoal de RH. Um dos benefícios de um sistema de folha como o da Apdata é permitir que o gestor parametrize o sistema a partir das regras de negócio da empresa. Como o cálculo é transparente, obtém-se a remuneração precisa de cada funcionário, sem dificuldades.

 

Por que o sistema de folha da Apdata?

 

Graças ao LPC, o sistema de folha da Apdata oferece a flexibilidade necessária para configurar cálculos para os mais diversos tipos de contrato, reduzindo o trabalho manual e evitando erros que geram riscos ao negócio. Conheça o módulo de folha de pagamento do GA – sistema global da Apdata aqui.

 

Adoção de um sistema automatizado de registro de ponto evita erros, agiliza processos e libera o RH para ações mais estratégicas. Saiba mais sobre as tecnologia da Apdata.