Conteúdos Apdata

Descentralização ajuda a dinamizar a área de RH; veja qual é o papel da tecnologia

Gestão de RH | 29 de agosto de 2019

Na última década, a área de Recursos Humanos passou por profundas mudanças: deixou sua posição de “coadjuvante”, para estar presente no processo decisório de negócios. E isso ocorreu por alguns motivos, entre eles: o auxílio da tecnologia, que tem tornado vários processos bastante ágeis, e também pela própria mudança no paradigma do ROI em Recursos Humanos.

 

Se no passado a contribuição de Recursos Humanos era subjetiva, e baseada na melhoria de processos de administração de pessoal, hoje a área tem um papel fundamental na geração de resultados da empresa.

 

Outro fator de mudança no papel do RH foi a terceirização, e também a descentralização de várias atividades que não eram processos centrais da área de Recursos Humanos. Embora independentes, esses dois movimentos foram acontecendo simultaneamente: externamente, novos fornecedores que terceirizaram processos extensos, como folha de pagamento, por exemplo. Internamente, atividades como programação de férias, gestão do desempenho, entre outros processos administrativos do RH passaram também a ser coordenados pelos gestores das áreas dos negócios.

 

Neste artigo, vamos abordar como a descentralização em Recursos Humanos tem papel relevante na transformação do RH e no posicionamento da área como estratégica dentro da organização.

 

RH como serviço

 

Na década passada, uma das principais tônicas da área de Recursos Humanos era se tornar um “serviço”, auxiliando as áreas core da empresa com os processos de administração de pessoal. Prover um serviço de qualidade aos clientes internos era o principal desafio do RH, que começava a integrar novas tecnologias – que automatizavam processos.

 

A tecnologia acabou se tornando um facilitador do processo de descentralização das atividades processuais. Uma vez que o RH tinha a tecnologia, se tornava muito mais fácil e mais lógico que o gestor de cada área pudesse também contribuir com a administração de pessoal. A tecnologia também deu origem ao surgimento do conceito de autosserviço em Recursos Humanos, possibilitando que os próprios funcionários tivessem acesso a documentos simples, como por exemplo, demonstrativo de pagamento, requisições diversas como férias, inclusão de convênio médico etc.

 

A Transformação do RH

 

Como podemos ver, a descentralização dos serviços em RH foi um dos fatores que levou à atual Transformação em RH –com o posicionamento de Recursos Humanos como uma área que suporta a organização em sua estratégia –e não somente no aspecto operacional e administrativo.

 

Hoje, uma estrutura moderna em Recursos Humanos conta com ferramentas tecnológicas que permitem ao gestor de cada área cuidar do seu próprio time. Com a complexidade dos negócios, a capilaridade de operações em muitos segmentos e áreas, isso não só trouxe benefícios ao RH, como à organização como um todo.

 

Ao descentralizar uma boa parte dos processos operacionais, a organização também ganha em diminuição de custos. Se antes era necessário ter um funcionário de Recursos Humanos dedicado –atendendo uma equipe de menor porte, em um escritório da empresa, por exemplo—isso não acontece mais, graças aos sistemas atuais e à possibilidade dos gestores do negócio realizarem as operações mais rotineiras de RH – além do autosserviço.

 

Como a Apdata pode ajudar a descentralizar a sua operação de RH?

 

O GA – Global Antares, solução desenvolvida pela Apdata para a gestão do capital humano, tem como principais características flexibilidade e inúmeras possibilidades de processos a fim de atender da melhor forma as necessidades das empresas.

 

Para o gestor, a plataforma GA permite a consulta ou emissão de informações gerenciais; visualização e acompanhamento de solicitações realizadas na empresa, que são gerenciadas em workflow; visualização do mapa de férias do time, entre outras funcionalidades, abaixo:

 

- Solicitação de inclusão do período de recesso de seus estagiários.

- Visualização de períodos críticos de férias dos contratados de sua equipe.

- Solicitação de simulação de férias e rescisão.

- Consulta de informações dos funcionários antes da solicitação de rescisão, como estabilidade, períodos de férias e outras.

- Solicitação de alteração de horário e marcador de ponto.

- Alteração de jornada por meio do painel de regularização de ponto.

- Solicitação de inclusão, alteração ou desativação de informações para seus contratados, principalmente para os que não possuem acesso ao sistema.

- Solicitação de transferência dos contratados (local, folha, centro de custo e hierarquia).

- Solicitação de afastamento e retorno dos funcionários.

- E muito mais.

 

A solução GA, da Apdata, permite também que o funcionário realize vários processos por meio do autoatendimento. O Portal RH é configurado de acordo com a necessidade de cada cliente Apdata, auxiliando a área de Recursos Humanos a dar vazão a requisições e outras solicitações.

 

Entre em contato com a Apdata e entenda como é possível descentralizar o seu RH por meio do GA – Global Antares, e conheça também os nossos serviços de terceirização.

 

O sucesso de uma avaliação de desempenho por objetivos depende de um planejamento sólido com metas reais, que desperte motivação e incentive o empenho de todos. Nesse texto falamos sobre como criar um processo assertivo de avaliação de desempenho por objetivos.