Conteúdos Apdata

Conheça seis tendências de tecnologia para a área de Recursos Humanos

Tecnologia e Inovação | 06 de junho de 2019

A onda de tecnologia em Recursos Humanos veio para ficar e, especialmente no Brasil, o eSocial promoveu uma verdadeira corrida das empresas rumo a soluções de integração. Então, o que era uma tendência em RH se tornou uma necessidade das organizações, que precisam transmitir informações para o governo de maneira confiável, e contar com tecnologia de ponta para garantir segurança e eficiência para funcionários e gestores da organização.

Mais do que isso, a tecnologia agrega valor em muitos sentidos – além de se tornar uma facilitadora de processos, possibilita criar operações mais eficientes, e pode fornecer dados de valor inestimável – e o mais interessante é que o RH é uma das áreas internas das empresas que lideram esse boom tecnológico, na medida em que mais plataformas, processos e serviços digitais são criados. Conheça aqui algumas das tendências mais disruptivas para RH nos próximos dois anos:

 

  1. Big Data

Possivelmente você já ouviu falar em Big Data. O conceito central desta tecnologia está centrado em três Vs: Volume (alta coleta de dados, de diversas fontes), Velocidade (transmissão de dados em tempo real) e Variedade (dados em inúmeros formatos, estruturados e não-estruturados). A princípio, a tecnologia pode parecer complexa, mas aliado a área de Recursos Humanos pode oferecer muitas transformações.

No que se refere à tecnologia voltada ao RH, a área pode usar a análise de dados para vários processos, incluindo:

- Recrutamento e seleção: Maior precisão e confiança na seleção de novos funcionários com o perfil adequado à cultura, valores da empresa e exigências do cargo.

- Diminuição da taxa de turnover: Redução de custos para o setor e a retenção de talentos.

- Maior satisfação da equipe:  Aumento de produtividade e melhora dos resultados para a empresa

 

  1. Inteligência Artificial e Processos de Robotização

Embora a inteligência artificial possa parecer apenas mais um chavão tecnológico, as implicações em RH têm um longo alcance. A tendência é que, nos próximos anos, os sistemas de Recursos Humanos integrem mais componentes de Inteligência Artificial.

Além disso, por meio da Automação de Processos Robóticos (RPA, na sigla em inglês), muitas tarefas demoradas e repetitivas serão compactadas e executadas por um aplicativo. Essa tendência de tecnologia de RH está sendo usada atualmente na aquisição de talentos, treinamento e integração de funcionários e gerenciamento de desempenho.

 

  1. Gestão de Desempenho

Nos últimos anos, muitas organizações perceberam a necessidade de modernizar suas estratégias para avaliar o desempenho de funcionários ao longo do tempo. Ferramentas para gestão do desempenho são ainda uma tendência e uma prioridade para RH –no Brasil, muitas empresas ainda não contam com a tecnologia para este tipo de avaliação – e uma boa parte ainda possuem sistemas legados para esse tipo de processo.

Ou seja, além da adoção da tecnologia, ainda existe um contingente de empresas que pode migrar seus processos de avaliação de desempenho para a nuvem – o que pode auxiliar no engajamento e produtividade dos funcionários, além de permitir a adoção de metodologias mais modernas de avaliação.

 

  1. Desenvolvimento de pessoas

O treinamento corporativo também deve ser impactado pelas mudanças de tecnologia em RH nos próximos anos. As empresas estão expandindo seus horizontes na área de treinamento e desenvolvimento para incluir novas tecnologias, como realidade virtual, gamificação e cursos online que permite baratear investimentos e aumentar a quantidade de pessoas treinadas. Além disso, os novos recursos tecnológicos promovem mais engajamento e aderência aos treinamentos, e permitem que sejam realizados por times de forma remota, o que facilita muito para casos específicos, como Vendas, por exemplo.

 

  1. Internet das Coisas

A Internet das Coisas, ou IoT, tem sido cada vez mais adotada, principalmente no setor industrial – mas também pode ser utilizada por RH.  O conceito de IoT gira em torno da capacidade de reunir informações em tempo real por meio de uma série de dispositivos e plataformas conectados. A tecnologia “vestível”, muito utilizada hoje em smartwatches, pode ser integrada a ferramentas de tecnologia de RH para ajudar a entender melhor questões como produtividade e estresse.

A tecnologia IoT em RH pode ajudar as empresas a criar ambientes mais personalizados para os funcionários, o que aumenta o engajamento e a retenção ao longo do tempo.

 

  1. Anywhere Office

As tecnologias estão proporcionando uma disrupção no ambiente e no modo de exercer o trabalho. A nuvem é um exemplo que já ganhou espaço nas organizações e oferecem muitas facilidades para o RH e para a experiência do funcionário. Outra tendência é a oferta de aplicativos móveis para a gestão de benefícios – que são usados junto a robustas plataformas de RH, permitindo que o funcionário acesse suas informações de qualquer lugar. Por meio destas tecnologias, as empresas estão dando um novo passo, o Anywhere Office, que possibilita o uso de tecnologias para o seus colaboradores desenvolver uma jornada de trabalho flexível e produtiva em qualquer lugar.